Topo

Mescla entre juventude e experiente é um dos segredos do líder Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

01/09/2014 18h12

Com uma campanha superior à do time campeão brasileiro do ano passado, o Cruzeiro de 2014 aposta na mescla entre juventude e experiência para obter sucesso em campo e o resultado mostra que a estratégia tem funcionado.

No jogo contra a Chapecoense no último sábado, os dois principais destaques da equipe vieram das categorias de base celeste. O lateral-direito Mayke deu três assistências, enquanto Alisson saiu do banco de reservas para dar o passe para o gol de empate e fez o terceiro da equipe celeste no triunfo por 4 a 2, pela 18ª rodada do Brasileirão.

O meia-atacante destacou a oportunidade que o técnico Marcelo Oliveira costuma dar aos mais novos, mesmo como farto elenco e nomes mais badalados. Para Alisson, essa mescla com outros jogadores experientes, como Júlio Baptista, Fábio, Dagoberto e Ceará, vem apresentando resultado positivo.

“Acho que vai mesclando, o Marcelo sempre deixou isso bem claro. Os mais jovens, mais experientes, estamos de parabéns, o grupo inteiro.Vamos continuar com humildade, pés no chão que as coisas podem dar certo para a gente novamente”, destacou camisa 29.

Na última partida o treinador utilizou três pratas da casa. “Muito legal esse aproveitamento das categorias de base. Em 2013, quando nos reunimos pela primeira vez, tinha um profissional que assistiu a jogos da Copa São Paulo. Foi difícil, porque subiram cinco jogadores ao mesmo tempo”, disse Marcelo Oliveira.

“Conseguimos aproveitá-los, porque são jogadores de muita boa qualidade. Essa mescla me interessa, porque dá para utilizar todo mundo. Temos que criar uma estrutura de aproveitamento da base. São ótimos jogadores, que terão uma carreira brilhante pela frente, não só no clube, como na Seleção também”, acrescentou o treinador celeste.

No jogo contra o Santa Rita, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, o técnico pretende dar mais oportunidades para os jovens. Além de Eurico e Alex, que já estavam no time profissional e foram relacionados para essa partida, o técnico também levou o atacante Judivan, de apenas 19 anos, que está no time júnior.

Além de bom desempenho em campo, os jovens também têm dado retorno financeiro ao clube. O Cruzeiro arrecadou cerca de R$ 28 milhões com as vendas de Vinicius Araújo e Wallace nesta temporada.