Topo

R. Augusto ressurge como protagonista no Corinthians baleado e pressionado

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 06h00

Sem nomes importantes do seu plantel e precisando de uma vitória a qualquer custo, o Corinthians deve se virar a um velho conhecido na próxima quarta. Relegado ao segundo plano no elenco por conta das lesões, quase incluído na lista de dispensas, Renato Augusto dá passos curtos rumo a uma volta por cima. Para isso, precisa ser protagonista de novo diante do Bragantino, na briga por uma vaga nas quartas da Copa do Brasil.

O meia, como todo o restante do time, não está confirmado por Mano Menezes, que fechará o treino desta terça e deve divulgar a escalação só uma hora antes do apito inicial. Só que a necessidade de gols depois da derrota por 1 a 0 no jogo de ida deve deixar a vaga no colo do ex-flamenguista.

Renato disputa com Lodeiro a vaga deixada por Petros desde a ameaça de suspensão pelo STJD. Quando jogou e formou o meio com Elias e Jadson, o time criou com um volume inédito e fez 5 a 2 diante do Goiás no Itaquerão.

Só que o camisa 8 marca pouco, e Mano, em busca do equilíbrio, tentou Lodeiro na escalação, até agora sem sucesso. No último domingo, depois de ter testado os dois juntos contra o Bragantino, mandou Renato Augusto para o banco de novo. Foi a entrada dele, no intervalo, que incendiou o time e o empurrou para o empate.

“Você procura pensar no jogo como um todo. O Fluminense tem dois laterais que apoiam muito. Sacrificar dois meias para acompanha-los durante todo o tempo é um pouco difícil. Então foi assim que eu pensei o jogo [com Lodeiro], mas não funcionou bem”, disse Mano.

Na quarta, o Corinthians não terá seu melhor zagueiro (Gil), seu melhor volante (Elias), seu melhor atacante (Guerrero) e o rival de Renato Augusto na briga pela vaga (Lodeiro), todos a serviço das suas seleções. Se Mano não surpreender, o ex-flamenguista deve ser a grande esperança do ataque ao lado de Jadson, municiando Romarinho e Romero.

É muito para quem, antes da Copa, não sabia se ficaria no Corinthians. Contratado para ser estrela, Renato Augusto chegou ao clube chutando a porta: menos de dois meses após a estreia, conseguiu um lugar no time campeão do mundo. Foi ele, durante pelo menos seis meses, quem concentrou as esperanças da torcida.

O problema é que faltou físico ao meia, que teve três lesões no ano passado e perdeu boa parte do ano por isso. Em 2014, fez um trabalho especial e ouviu o fisioterapeuta Bruno Mazziotti a promessa de que não se lesionaria com gravidade na temporada. Faltou a ele, no entanto, ritmo para se adaptar ao time e ao novo corpo que ganhou com os trabalhos especiais.

Nesta quarta, depois de uma bela atuação contra o Fluminense, ele voltará a ser protagonista do Corinthians em um momento decisivo. Resta saber se será para o bem ou para o mal.