Topo

Cruzeiro vence Santa Rita de virada e confirma vaga na Copa do Brasil

Do UOL, em Belo Horizonte

03/09/2014 21h21

Com ampla vantagem depois de ter feito 5 a 0 na partida de ida no Mineirão, o Cruzeiro entrou em campo nesta quarta-feira, em Arapiraca, com time formado por reservas em sua maioria e, depois de sair atrás no primeiro tempo, voltou a vencer o Santa Rita, por 2 a 1, de virada, com gols de Júlio Baptista e Marcelo Moreno. O time mineiro avançou às quartas de final da Copa do Brasil e enfrentará no ABC, de Natal, que eliminou o Vasco.

A classificação do Cruzeiro foi construída ainda no primeiro jogo, quando conquistou uma placar elástico atuando em casa e espantou a zebra diante do azarão Santa Rita, que havia eliminado Guarani-SP, Potiguar e Santa Cruz. O time alagoano precisava vencer por diferença de seis gols para avançar na competição. Em situação tranquila no duelo, a equipe mineira se poupou, deixando vários titulares de fora da partida desta quarta. O líder do Brasileirão tem um compromisso importante no próximo domingo, contra o Fluminense, no Maracanã, quando não terá Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que estão na seleção brasileira.

As fases do jogo: Apesar de manter a posse de bola, o Cruzeiro foi pouco presente ao ataque e acabou punido com um gol aos 44min, marcado por Cristiano Flores, num lance em que o experiente Júlio Baptista cortou mal uma bola. O time mineiro tocou muito a bola, mas não foi efetivo, como costuma ser, na hora de atacar o adversário e finalizou apenas uma vez, assim mesmo sem perigo. Aos 30min, Nilton arriscou de fora da área, depois de receber de Willian, mas errou o alvo e a bola saiu à esquerda do goleiro. O Santa Rita incomodou mais a defesa cruzeirense, mas pecou na hora de finalizar.

Logo aos 3min do segundo tempo o Cruzeiro por pouco não empatou a partida. Júlio Baptista arrancou de seu campo e tocou para Marlone, que encobriu o goleiro, mas bola tocou no travessão. O time mineiro voltou para o jogo com mais vontade e passou a pressionar o adversário. O árbitro assinalou pênalti em lance em que a bola toca no braço de Selmo Lima. Júlio Baptista cobrou rasteiro no canto esquerdo do goleiro e empatou a partida aos 25min. Dois minutos depois, Marcelo Moreno, que havia entrado no lugar de Neilton, virou a partida depois de grande jogada individual de Marlone.

O melhor: Marlone – Apesar de ficar apagado no primeiro tempo, meia cresceu de rendimento na etapa final e se mostrou mais participativo, ao acertar uma bola no travessão e dar assistência para o segundo gol celeste.

O pior: Neilton – Pouco utilizado por Marcelo Oliveira, o jovem atacante teve a primeira chance como titular, mas não soube aproveitar a oportunidade. Apagado no primeiro tempo, ele tentou algumas jogadas na segunda etapa, mas acabou substituído por Marcelo Moreno.

A chave do jogo: Experiência celeste – O Cruzeiro contou com a experiência de Júlio Baptista e Marcelo Moreno, que foram fundamentais para a virada celeste. Além de marcar os gols da vitória, a dupla deu tranquilidade para o time mineiro construir o resultado no segundo tempo.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira optou por iniciar a partida com apenas três titulares – Fábio, Léo e Willian – e poupar titulares, além de dar ritmo a jogadores pouco aproveitados, como Marlone e Neilton. Apesar de manter o padrão de jogo, o time mineiro não rendeu no primeiro tempo. Na etapa final, o time cresceu de rendimento e venceu a partida.

Obrigado a golear o adversário, Eduardo Neto adotou uma postura ofensiva, com os laterais apoiando bastante o ataque. O time alagoano chegou à frente e conseguiu marcar uma vez no primeiro tempo. Porém, não conseguiu manter o ritmo na etapa final e levou a virada.

Para lembrar:

Cruzeiro sem selecionáveis. Marcelo Oliveira não pôde contar com a dupla Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que se apresentaram à seleção brasileira para amistosos. Além disso, o volante Lucas Silva, que também é titular, e o meia Alisson foram convocados para a seleção olímpica. O zagueiro Dedé foi poupado e sequer viajou para Arapiraca. Mayke, Samudio, Henrique e Marcelo Moreno, considerados titulares, iniciaram o jogo no banco.

SANTA RITA 1 X 2 CRUZEIRO

Santa Rita
Jeferson; Lucas Mendes, Selmo Lima, Júnior Carvalho e Jeanderson; Adriano, Edson Magal (Júnior Amorim), Cristiano Flores e Guêba (Gabriel); Rafael Silva (Erlon) e Reinaldo Alagoano
Técnico: Eduardo Neto

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Leo, Manoel e Alex (Eurico); Willian Farias e Nilton (Samudio); Willian, Marlone e Neilton (Marcelo Moreno); Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 3/9/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE/Asp. Fifa) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Cartões amarelos: Adriano, Edson Magal, Selmo Lima (SAN);
Gols: Cristiano Flores, aos 44min do primeiro tempo; Júlio Baptista, aos 25min, Marcelo Moreno, aos 27min do segundo tempo