Topo

Potiguares mantêm chances de zebra na Copa do Brasil; RN nunca foi campeão

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 06h00

As zebras vinham dando as caras na Copa do Brasil até as oitavas de final da competição, mas os times de fora da elite do futebol brasileiro não tiveram chances, exceto os potiguares. ABC e América-RN são as esperança dos azarões voltarem a levantar a taça da competição nove anos depois e levar o estado do Rio Grande do Norte a um status que nunca teve.

O fim da terceira fase da Copa do Brasil deixou aceso o alerta. A eliminação de São Paulo, Fluminense e Inter para times como Bragantino, América-RN e Ceará fez com que os azarões se animassem para um possível título.

Mais que as eliminações dessas equipes da Série A do Brasileirão, as oitavas de final da Copa do Brasil ainda apresentaram a presença de ABC e Santa Rita. Se a esperança já era grande, ela aumentou ainda mais após os jogos de ida.

Das seis equipes da Série B que estavam nas oitavas de final, só o Santa Rita foi derrotado no duelo de ida. E não foi apenas isso. América-RN, Bragantino e Ceará, esse fora de casa, conseguiram vitórias em seus primeiros confrontos.

Mas, a chance de zebras após as partidas de volta foram diminuídas de maneira considerável. Apenas os times do Rio Grande do Norte conseguiram manter a toada dos duelos de ida e se classificaram para as quartas de final.

Enquanto o ABC passou pelo Vasco, com uma vitória por 2 a 1, o América-RN segurou a derrota por 2 a 0 contra o Atlético-PR. Agora, ambos terão pela frente Cruzeiro e Flamengo, respectivamente.

As chances de a zebra voltar a se destacar na Copa do Brasil estão nos pés dos dois clubes potiguares. E não é apenas voltar a colocar uma equipe da Série B como campeã do torneio, o que não acontece desde o Paulista em 2005. Os dois podem levar o estado do Rio Grande do Norte a um status que nunca teve.

Uma equipe potiguar nunca foi campeã de um torneio da elite do futebol brasileiro. Na Copa do Brasil, um time do Rio Grande do Norte sequer disputou uma final do torneio.

Curiosamente, para chegar até as quartas de final, o ABC não passou por nenhuma equipe da Série A. Além do Vasco, a equipe eliminou da competição o Novo Hamburgo, o Atlético-GO e Desportiva-ES.

Do outro lado, o América-RN já teve a oportunidade de eliminar dois clubes da elite. Antes do Atlético-PR, o time conseguiu a virada improvável contra o Fluminense no Maracanã quando ganhou por 5 a 2 após ter perdido em Natal por 3 a 0.