Topo

Arenas do Mundial oferecem "cara Fifa" às finais da Copa do Brasil

Arena das Dunas vai levar calor da torcida de Natal contra Flamengo e Cruzeiro - Arena das Dunas/Divulgação
Arena das Dunas vai levar calor da torcida de Natal contra Flamengo e Cruzeiro Imagem: Arena das Dunas/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/09/2014 10h00

O futebol doméstico do Brasil aos poucos começa a absorver o impacto palpável do legado do Mundial. A Copa do Brasil 2014 se encaminha para sua reta decisiva como o primeiro torneio interno com uma "cara Fifa". Pela configuração definida de quartas de final, 87,5% dos jogos (sete de oito) serão realizados em arenas que serviram às seleções internacionais que passaram pelo país em junho e julho.

Tratada como candidata a "elefante branco" (estádio caro com pouco aproveitamento) antes da Copa, a Arena das Dunas em Natal viverá dias movimentados com a histórica presença de dois times do Rio Grande do Norte nas quartas de final. O ABC receberá o Cruzeiro no mesmo estádio em que o uruguaio Suárez deu a célebre mordida no italiano Chellini. No mesmo palco, o América-RN desafiará o favoritismo do Flamengo.

Palco do famoso 7 a 1 de Alemanha x Brasil, o Mineirão também reaparece como palco de jogos importantes com a presença do Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil. Já o Maracanã abrigará as partidas de Botafogo e Flamengo.

O Corinthians vai experimentando pela primeira vez a sensação de jogar um "mata-mata" em seu novo estádio, que durante a Copa do Mundo foi palco do jogo de abertura e de uma das semifinais. Agora o Itaquerão receberá um dos confrontos com o Atlético-MG. Por sua vez, o clube de Belo Horizonte decidiu levar o seu mando para o Mineirão, preterindo o acanhado Independência.

Desta forma, o único jogo das finais fora deste circuito de Copa será o do mando do Santos, num resquício da velha guarda com a sua quase centenária Vila Belmiro.

Já na semana que passou, cinco dos sete confrontos decisivos de oitavas de final foram realizados em arenas da Copa. Isso, incluindo a eliminação do Atlético-PR contra o América na Arena da Baixada, em Curitiba, e a queda do Ceará diante do Botafogo, no Castelão, em Fortaleza.

O cenário ligado ao padrão Fifa deste ano é bem diferente daquele visto no último ano. O Maracanã, já com feições de Copa, foi o palco da decisão entre Flamengo e Atlético-PR. No entanto, foi o único estádio do Mundial presente nas finais.

Corinthians, Inter e Atlético-PR chegaram às quartas de final em 2013, mas ainda não não tinham disponíveis as suas arenas que serviram à Copa da Fifa.

A CBF sorteia a ordem dos mandos de campo das quartas de final nesta sexta-feira, em sua sede no Rio de Janeiro. Os confrontos acontecem nos dias 1º e 15 de outubro. Inicialmente, o Santos será considerado como adversário do Botafogo, até que o Pleno do STJD ratifique ou derrube a exclusão do Grêmio, em razão do caso de racismo de torcedores contra o goleiro Aranha.

CORINTHIANS: 83% DOS JOGOS EM ARENAS DA COPA         

Ferrugem tenta jogada contra o Bragantino pelo Corinthians na Copa do Brasil - André Romeu/VIPCOMM - André Romeu/VIPCOMM
Corinthians visitou a Arena Pantanal em jogo recente contra o Bragantino
Imagem: André Romeu/VIPCOMM

Um dos exemplos da renovação visual dos torneios domésticos está registrado na trajetória do Corinthians nesta edição da Copa do Brasil. Até aqui, o time de Mano Menezes jogou cinco de suas seis partidas no torneio em arenas que serviram ao Mundial da Fifa.

Tirando a estreia contra o Bahia de Feira de Santana, o Corinthians só se apresentou em estádios "padrão Fifa". Primeiro passou pela Arena Amazônia, na vitória sobre o Nacional de Manaus. Depois visitou o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, e foi a Cuiabá enfrentar o Bragantino, pois a equipe do interior paulista levou seu mando para a Arena Pantanal.

Os corintianos estrearam o clima de "mata-mata" no Itaquerão com uma vitória por 3 a 0 sobre o Bahia. Nesta semana, mais um triunfo na nova casa, com o placar de 3 a 1 sobre o Bragantino. Agora será a vez do Atlético-MG visitar o estádio de Copa na Zona Leste de São Paulo.