Topo

Botafogo recebe Santos e usa título de 95 para avançar na Copa Brasil

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/10/2014 06h00

Botafogo e Santos iniciam nesta quarta feira às 19h30, duelo para saber qual dos dois avançará ás semifinais da Copa do Brasil. O confronto traz boas lembranças ao time Carioca que conseguiu o maior título de sua história - Brasileiro de 1995 – sobre o rival de São Paulo. E é justamente este fato que alimenta esperança nos jogadores de General Severiano de avançarem na competição.

Em 1995, o Botafogo decidiu o Campeonato Brasileiro com o Santos. A primeira partida ocorreu no Maracanã, com os cariocas levando a melhor por 2 a 1. Os visitantes deixaram o estádio comemorando, considerando a vitória em São Paulo certa. Com Túlio Maravilha inspirado, o time de General Severiano conseguiu segurar empate no Pacaembu e faturar o bicampeonato da competição. A partida foi marcada por muita polêmica com gols irregulares em arbitragem de Márcio Rezende de Freitas.

Para a partida desta quarta-feira, o Botafogo ainda não poderá contar com o retorno de Edílson a lateral direita – o zagueiro Dankler continuará sendo improvisado na posição. Quem também ainda não tem condição de jogo é Jobson, que está suspenso por quatro anos pela Federação de Futebol da Arábia Saudita. O Alvinegro não reconhece a legalidade da punição e acionou a Fifa por uma resolução no caso. Murilo, contratado junto ao Inter, ainda não está inscrito na competição.

A escalação do Botafogo deverá ser a mesma dos últimos jogos da equipe pelo Campeonato Brasileiro. A única dúvida é pelo aproveitamento de Zeballos, muito perseguido pela torcida na derrota para o Grêmio, no último domingo. Wallyson é o principal candidato a ganhar uma posição, já que Carlos Alberto já disputou a Copa do Brasil pelo Goiás e não pode jogar – mesmo caso de Régis, que já defendeu a Portuguesa.

“O Botafogo tem que jogar o jogo seguinte. Não da para fazer esse planejamento [poupar atletas]. A Copa do Brasil é muito importante, resgata a torcida e pode dar uma alavancada no Brasileiro. A situação não é boa. Temos que voltar a pontuar no Brasileiro, mas temos time para jogar ambos os campeonatos. Mais para frente isso pode mudar, mas nesta quarta vamos com tudo o que temos”, disse o técnico Vagner Mancini.

No Santos, o técnico Enderson Moreira mantém o esquema de rodízio na equipe titular. Contra o Botafogo, o treinador escalará um ataque diferente em relação ao time que venceu o Goiás por 2 a 0 no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A principal novidade foi o será atacante Robinho, recuperado de desgaste muscular que o tirou do último jogo.

O camisa 7 formará o trio de atacantes com Leandro Damião e Geuvânio. Isso porque Gabriel Barbosa, artilheiro do time na temporada, com 16 gols, foi barrado pelo treinador e ficará no banco de reservas. Além disso, Thiago Ribeiro sofreu um edema no músculo posterior da coxa direita no final da partida contra o Goiás e não tem previsão de retorno divulgado pelo departamento médico do clube.

“O Enderson deixa claro que todos têm que ajudar na marcação, então quem entra se esforça, marca e ajuda. Cada jogo é um jogo, às ele vezes coloca o Damião para segurar a bola, acho que é isso, não atrapalha não”, afirmou o volante Alison.

O goleiro Aranha também desfalcará o Santos contra o Botafogo. O camisa 1 sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e não viaja ao Rio de Janeiro com a delegação santista na tarde desta terça-feira.

A boa notícia fica por conta do retorno do lateral esquerdo Eugenio Mena, que está recuperado de lesão muscular. O chileno não atua desde o dia 31 de agosto, quando o Santos perdeu para o Botafogo-RJ no Maracanã, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Edu Dracena, que cumpriu suspensão pelo Campeonato Brasileiro e, por isso, não atuou contra o Goiás, volta ao time contra os cariocas. O lateral direito Cicinho, poupado por Enderson, também tem retorno garantido no lugar de Victor Ferraz.

BOTAFOGO X SANTOS

Data: 01/10/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo ‘(MG)

BOTAFOGO
Jefferson; Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Airton, Gabriel, Ramírez e Zeballos (Wallyson); Rogério e Emerson Sheik
Técnico: Vagner Mancini

SANTOS
Vladimir; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho e Leandro Damião.
Técnico: Enderson Moreira