Topo

Cruzeiro encara ABC por vantagem sem tirar o foco do Internacional

Do UOL, em Belo Horizonte

01/10/2014 06h00

Com o objetivo de conciliar duas competições, o Cruzeiro não abre mão de abrir vantagem na primeira partida das quartas de finais da Copa do Brasil, contra o ABC, nesta quarta-feira, às 19h30, por jogar no Mineirão. Ao mesmo tempo, o time mineiro está ligado no duelo com o Internacional, no sábado, que reunirá o líder e o vice do Campeonato Brasileiro.

Na liderança do Brasileirão com seis pontos de vantagem para o Internacional, o Cruzeiro quer evitar que a aproximação dos gaúchos e garantir mais três pontos atuando no Mineirão. Com isso, a tendência é que o técnico Marcelo Oliveira escale um time misto contra o ABC e poupe titulares que estiveram mais desgastados fisicamente, como Everton Ribeiro e Marcelo Moreno.

O time ainda é um mistério, já que o treinador não antecipou a escalação que mandará a campo nesta quarta-feira. A expectativa é de que outros atletas também possam ser poupados, como o lateral-esquerdo Egídio, um dos volantes, Lucas Silva ou Henrique, e Ricardo Goulart.

O técnico ainda não pode contar com alguns jogadores que estão no departamento médico, como Júlio Baptista e Alisson, mas terá o retorno do atacante Willian, que deve retomar após cumprir suspensão e ocupar a vaga de Marquinhos, que não pode atuar por ter jogada a Copa do Brasil pelo Vitória.

Porém, independentemente de ter um time alternativo, o objetivo do Cruzeiro é abrir vantagem nesse primeiro confronto para tentar deixar a vaga para as semifinais bem encaminhada, a exemplo do que fez contra o Santa Rita, nas oitavas de final. O time goleou o rival por 5 a 0 no Mineirão e pôde atuar com uma equipe reserva na volta, quando venceu novamente, mas por 2 a 1.

Maior campeão da Copa do Brasil com quatro conquistas ao lado do Grêmio, o time celeste tem o desafio de voltar às semifinais da competição depois de nove anos. A última vez que chegou a uma fase tão aguda foi em 2005, quando foi eliminado pelo Paulista.

Na ocasião, a equipe celeste caiu pelo critério de gols marcados fora de casa, já que a equipe perdeu fora por 2 a 1 e venceu em casa por 3 a 2. Os únicos remanescentes daquela eliminação são o auxiliar técnico Tico do Santos, que na época era assistente de Levir Culpi, e o goleiro Fábio.

O capitão cruzeirense talvez seja o único jogador com lugar garantido entre os titulares. “Sei que estou convocado, mas só o treinador para definir mesmo. O importante é que nossa confiança, dos jogadores, é 100%. Quem entrar estará apto a fazer um belo jogo e buscar um bom resultado. É importante vencer, mas tem que ter uma equipe equilibrada para não sofrer gols”, afirmou Fábio.

O ABC, por sua vez, chega credenciado na Copa do Brasil por ter eliminado o Vasco na fase anterior, com empate em 1 a 1 em São Januário e vitória por 2 a 1 na Arena das Dunas, onde será o jogo da volta contra os mineiros, no dia 15 de outubro.

Antes do Vasco, a equipe já havia superado o Desportivo Ferroviária, o Atlético-GO e perdeu para o Novo Hamburgo na terceira fase. Porém, o time gaúcho escalou um jogador de forma irregular e eliminado da competição por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Na Série B, o time potiguar vem de uma campanha bastante irregular. A equipe também perdeu seu último jogo para o Icasa, no Romeirão, por 1 a 0, e o foco está inteiramente na Copa do Brasil, onde tenta surpreender o líder do Brasileirão.

Para a partida, o técnico Moacir Júnior – que até pouco tempo dirigia o América-MG e conhece muito bem o Cruzeiro – terá o retorno do goleiro Gilvan, recuperado de uma lesão na coxa direita. Liel e Renan Silva, que também estavam no departamento médico, disputam uma vaga no meio-campo.

Por outro lado, o treinador não contará com o meia Rogerinho, que foi expulso no segundo jogo das oitavas de final contra o Vasco. Titular diante do Icasa, ele retornou para Natal e não seguiu viagem com a delegação para Belo Horizonte.

O técnico ainda tem os desfalques de Michel Benhami e Marcel, que já atuaram pela Caldense, e o meia Deyvid Sacconi, que não foi regularizado para a competição. Somália e Dênis Marques seguem em tratamento no departamento médico.

CRUZEIRO X ABC

Data: 01/10/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Cleriston Clay Barreto Rios (Fifa-SE)

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé (Leo), Manoel e Egidio (Ceará); Henrique (Nilton), Lucas Silva, Dagoberto (Everton Ribeiro) e Ricardo Goulart (Marlone); Willian e Borges (Marcelo Moreno)
Técnico: Marcelo Oliveira
 
ABC
Gilvan; Madson, Suelinton, Marlon e Luciano Amaral; Fábio Bahia, Daniel Amora, Liel (Renan Silva) e Xuxa; João Paulo e Rodrigo Silva
Técnico: Moacir Júnior