Topo

O "cara" da Copa do Brasil tenta reerguer Corinthians contra o Atlético-MG

O volante Elias não sabe o que é ser eliminado na Copa do Brasil - Reinaldo Canato/UOL
O volante Elias não sabe o que é ser eliminado na Copa do Brasil Imagem: Reinaldo Canato/UOL

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 06h00

14 confrontos, só vitórias. Elias não sabe o que é eliminação na Copa do Brasil. O volante do Corinthians tem dois títulos nas duas participações, em 2009 e 2013, e é o trunfo corintiano para deixar bem encaminhada a classificação às semifinais da competição no duelo contra o Atlético-MG.

O confronto de ida das quartas de final acontece nesta quarta-feira às 22h, no Itaquerão, e chega em bom momento para Elias. Ele atravessa fase complicada, e coincidência ou não, o Corinthians também.
Elias não vence como titular desde a goleada para o Goiás por 5 a 2 há mais de 40 dias, em jogo que ainda balançou a rede. Desde então são mais sete vezes em que ele começou jogando, sendo dois empates e cinco derrotas.
"Realmente não gosto de individualizar ao analisar as coisas, mas todos sabem que momento é momento e que se o jogador não estiver rendendo bem, óbvio que vai sair. Tenho que ter o mesmo respeito com quem está fora. Isso valeu para o Jadson, Renato Augusto, e outros", disse Mano Menezes ameaçando Elias.
Na atual edição da competição, Elias já tem até gol marcado na vitória de 3 a 0 contra o Bahia pela segunda fase. Já na terceira, ele não participou do jogo que deu a vaga ao Corinthians na vitória por 3 a 1 sobre o Bragantino.
O volante tem papel fundamental no esquema de Mano, e por isso ainda não perdeu a vaga no time. Só que o treinador ainda tem problemas maiores.
Mano convive com a revolta da torcida pelo desempenho ruim do time nos últimos jogos e encara, assim como jogadores e dirigentes, a classificação à Libertadores como obrigação. A Copa do Brasil, como conhecida popularmente, é o caminho mais curto.
"(Libertadores) É o nosso objetivo mínimo", disse o presidente corintiano, Mário Gobbi, que foi ao treino do time na segunda-feira para mostrar apoio a Mano. "Se ele falou, é pelo fato de todos pensarmos assim", comentou o treinador.
O duelo de ida é ainda mais vital ao Corinthians pelo fato de que não só Elias, mas como Gil e Paolo Guerrero não estarão no confronto de volta contra o Atlético-MG, dia 15 de outubro, por conta de compromissos com as seleções nacionais. Assim como Diego Tardelli pelo clube mineiro.
O Atlético-MG caminha em situação contrária a do Corinthians. O clube está em paz com ótima recuperação no Brasileiro, chegando ao G-4 no segundo turno.
Além disso, o treinador Levir Culpi conta com o retorno de quatro atletas que estavam no departamento médico. Jô, Dátolo, Marion e Luan, que se recuperaram de lesão, treinaram na Cidade do Galo. Os dois últimos até de forma inesperada. Porém, somente Dátolo deve ser titular.


FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X ATLÉTICO-MG

Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Data: 1 de outubro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Pericless Bassols (RJ-Fifa)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ-Fifa) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Malcom e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete, Dátolo e Guilherme; Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi