Topo

Atlético quer usar 'clima de Libertadores' contra números do Corinthians

Do UOL, em Belo Horizonte

02/10/2014 06h00

O Atlético-MG volta a apostar no clima da Libertadores de 2013, quando foi campeão, para acreditar que conseguirá reverter a derrota para o Corinthians, por 2 a 0, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O adversário paulista, porém, comprova com os números em sua temporada que será difícil para o alvinegro mineiro repetir a história de um ano antes.

Na campanha vitoriosa da Libertadores de 2013, o Atlético viveu situação parecida com a da atual, tendo perdido para o Newells Old Boys e Olímpia por 2 a 0, nos jogos fora de Belo Horizonte. Porém, em casa, construindo um clima decisivo e de caldeirão, nos jogos no Independência e Mineirão, respectivamente, o time conseguiu repetir o placar e venceu nos pênaltis.

Os jogadores atleticanos usam o cenário da Libertadores como motivação para inverter a derrota em São Paulo e acreditam que a experiência poderá fazer a diferença a favor do Atlético. "Contra Olimpia, Newells, para nós não é novidade, pelo que a equipe jogou, comportou, nos deixa otimistas para conseguir reverter. O resultado de 2 a 0 foi enganoso, o Corinthians pouco chegou, mas conseguiu os gols", disse o goleiro Victor.

Oss números do Corinthians, entretanto, comprovam que o Atlético não terá facilidade para alcançar o objetivo traçado. O clube paulista perdeu com diferença de dois ou mais gols em apenas dois jogos nesta temporada, para o Santos (5 a 1) e Bragantino (2 a 0), ambos pelo Paulista.

O técnico Levir Culpi prevê dificuldades para o Atlético, mas não esconde a confiança em ver o filme da Libertadores se repetir. "Claro, a situação é muito mais complicada que antes da partida, eles fizeram dois gols. Mas a Copa do Brasil tem essa peculiaridade, é um mata-mata, um campeonato emocionante, tudo pode acontecer", destaco. "Estamos confiantes que o Atlético já fez coisas mais difíceis, se eles tiverem o mesmo empenho nós podemos reverter sim essa situação", acrescentou.

O goleiro Victor já convoca o torcedor atleticano para comparecer ao Mineirão, que será o palco do jogo da volta das quartas de final e pedido justamente dos atletas. Até a quarta-feira, pouco mais de 11 mil ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada para o duelo.

"O torcedor do Atlético vai lotar o Mineirão e vai nos empurrar para cima do Corinthians. Vamos lotar o Mineirão e vamos com tudo para cima para buscar o resultado que a gente", ressaltou o goleiro atleticano.

"A gente tem de tentar buscar o resultado e reverte r a situação. A equipe jogou muito bem, mas eles foram mais felizes e fizeram dois gols. Mas a gente fez um bom jogo. Mas jogando assim novamente, no Mineirão, com mais pressão e um pouco mais de intensidade a gente consegue vencer o jogo", observou Leonardo Silva.

Nesta temporada, o Atlético já conviveu com a pressão de precisar fazer valer o mando de campo e reverter resultado adverso nas oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional, no Independência e não conseguiu. Já sob comando de Levir Culpi, o clube fez 1 a 0, empurrado pela torcida e pelo clima de decisão, mas acabou cedendo o empate, nos minutos finais, despedindo-se da competição.

Pelas duas principais competições nacionais desta temporada, a defesa do Corinthians mostra um bom rendimento como visitante. O clube paulista sofreu nove gols em 15 partidas. Em oito jogos fora de casa, a equipe de Mano Menezes conseguiu sair sem sofrer gols, diante do Criciúma, Santos, Coritiba, Vitória, Chapecoense, Nacional-AM, Atlético e Bahia de Feira.