Topo

Cruzeiro sofre apagão, leva virada do ABC, mas avança na Copa do Brasil

Do UOL, em Belo Horizonte

15/10/2014 23h56

Depois de sair na frente no primeiro tempo, o Cruzeiro sofreu um apagão na etapa final e levou a virada do ABC, por 3 a 2, nesta quarta-feira, na Arena das Dunas. Mesmo com a derrota, o time mineiro avançou para as semifinais da Copa do Brasil  e agora aguarda o vencedor do confronto entre Santos e Botafogo, que jogam nesta quinta-feira, no Pacaembu.

Depois de abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o Cruzeiro levou três gols na etapa final e sofreu um sufoco nos minutos finais da partida. Foi a terceira derrota seguida do time mineiro. Antes havia sofrido duas derrotas no Brasileirão, para Corinthians e Flamengo. Depois de vencer o jogo de ida, no Mineirão, por 1 a 0, a equipe celeste tinha a vantagem do empate ou até de perder por um gol de diferença, como ocorreu.

O Cruzeiro entrou em campo desfalcado e ainda poupou titulares, como Lucas Silva e Mayke, que ficaram o banco de reservas. O time mineiro sentiu o desgaste físico no segundo tempo e correu risco de ser eliminado. O ABC, que havia eliminado o Vasco nas oitavas de final, se despediu da Copa do Brasil.

As fases do jogo: O Cruzeiro começou bem a partida e abriu vantagem no primeiro tempo. Logo aos 8min Nilton cabeceou uma bola no travessão. Em seguida, Borges recebeu livre na área, mas finalizou por cima do gol. O ABC, que precisava vencer a partida, também atacou, mas pouco chegou ao gol de Fábio. O time celeste abriu o placar aos 30min. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para Willian acertar o ângulo direito do goleiro Gilvan.

O Cruzeiro manteve o ritmo e chegou ao segundo gol aos 41min. Willian tocou para Alisson, que se livrou do goleiro e chutou em direção ao gol. Henrique apareceu para empurrar para o fundo da rede. Borges, que não entrou bem no jogo, acusou um problema muscular e foi substituído por Marlone.

No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e abriu espaço para o ABC crescer na partida. O time potiguar marcou aos 15min com Rodrigo Silva, que aproveitou cruzamento de Madson e o vacilo de Dedé, e chegou ao empate aos 21min. O árbitro assinalou pênalti de Dedé em Marlon. Xuxa cobra e converte. Aos 40min, o time da casa chegou a virada com Alvinho e pressionado bastante nos minutos finais.

O melhor: Willian – Atacante acertou um belo chute para marcar o primeiro gol celeste e dar tranquilidade ao time mineiro. Ele ainda iniciou da jogada do segundo gol, marcado por Henrique.

O pior: Dedé – Zagueiro, que passa por uma fase ruim, voltou falhar e teve participação decisiva nos dois gols sofridos pelo Cruzeiro. No segundo, ele cometeu pênalti.

A chave do jogo:  – Os gols marcados ainda no primeiro tempo foram fundamentais para o Cruzeiro conquistar classificação para a próxima fase, apesar do sufoco sofrido no final da partida.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira voltou a apostar numa formação com três volantes e, sem contar com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, optou pela velocidade de Alisson e Willian. Moacir Júnior entrou em campo apostando na forte marcação, mas sem deixar de agredir o adversário.

Para lembrar:

Cruzeiro com desfalques e atletas poupados. O time mineiro entrou em campo com mudanças. Além de não contar com a dupla Everton Ribeiro, que estava na seleção brasileira, e Ricardo Goulart, machucado, Marcelo Oliveira poupou Mayke, Lucas Silva e Marcelo Moreno, que acusou um problema físico. Dagoberto e Júlio Baptista seguem no departamento médico.

ABC 3 X 2 CRUZEIRO

ABC
Gilvan; Madson, Suelinton, Marlon e Samuel; Fábio Bahia, Patrick (Alvinho), Daniel Amora e Xuxa; João Paulo (João Henrique) (Beto) e Rodrigo Silva
Técnico: Moacir Júnior

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Manoel e Egídio (Leo); Willian Farias, Nilton e Henrique; Alisson (Neilton), Willian e Borges (Marlone)
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 15/10/2014 (quarta-feira)
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Árbitro: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Fabio Pereira (Fifa-TO)
Cartões amarelos: Xuxa, Daniel (ABC); Alisson, Dedé, Nilton (CRU)
Gol: Willian, aos 30min, Henrique, aos 41min do primeiro tempo; Rodrigo Silva, aos 15min, Xuxa, aos 21min, Alvinho, aos 40min do segundo tempo