Topo

Cruzeiro encara ABC por fim da instabilidade e de tabu na Copa do Brasil

Do UOL, em Belo Horizonte

15/10/2014 06h00

Pressionado pelo momento de instabilidade no Brasileirão, embora seja o líder isolado com boa vantagem, o Cruzeiro encara o ABC, nesta quarta-feira, às 22h, na Arena das Dunas, para encerrar sequência negativa e avançar às semifinais da Copa do Brasil.

Como venceu por 1 a 0 na partida de ida, no Mineirão, o Cruzeiro precisa de um empate ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença desde que balance a rede do adversário ao menos uma vez para se classificar. Se o ABC devolver o placar do primeiro jogo, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Depois de sofrer duas derrotas seguidas no Brasileirão, para Corinthians (1 a 0) e Flamengo (3 a 0), o Cruzeiro tenta quebrar um tabu de nove anos na Copa do Brasil. A última vez que chegou às semifinais do torneio nacional foi em 2005.

Para atingir o objetivo, a equipe mineira terá que melhorar o desempenho ofensivo e superar os desfalques. Sem poder contar com Everton Ribeiro, que estava com a seleção brasileira no Japão, e Ricardo Goulart, que sofreu um estiramento na coxa esquerda, o Cruzeiro passou em branco nas derrotas para Corinthians e Flamengo.

O técnico Marcelo Oliveira promoverá mudanças no setor ofensivo. Marquinhos, que já disputou a competição pelo Vitória, não tem condições de jogo e será substituído por Willian. Já Marcelo Moreno é dúvida e pode ser trocado por Borges, que treinou entre os titulares.

O treinador também mexerá no meio-campo e na defesa, colocando Willian Farias na vaga de Lucas Silva e Ceará no lugar de Mayke. Ambos serão preservados por conta do desgaste físico, que será um obstáculo a mais diante do time potiguar.

Apesar das mudanças, Marcelo Oliveira resolveu manter o esquema do último jogo contra o Flamengo e o time atuará mais uma vez com três volantes. Isso porque ainda tem outros desfalques importantes no setor ofensivo, como Júlio Baptista e Dagoberto, que também estão lesionados.

Precavido, o treinador ensaiou cobranças de pênaltis na véspera da partida, mas a meta é conquistar a vaga sem sufoco. “Vamos fazer de tudo para conseguir a classificação sem precisar das penalidades, mas para isso precisa de muito esforço da nossa parte, muita dedicação. O adversário está empenhado também, tem força da torcida adversária, mas vamos focados”, ressaltou Ceará.

O ABC, que faz campanha ruim na Série B, aposta as fichas na Copa do Brasil. Como a vantagem é pequena, os torcedores creem na possibilidade de repetir o que fez contra o Vasco nas oitavas e eliminar mais uma equipe grande.

Porém, o momento da equipe é muito ruim e a diferença das campanhas no Brasileiro indica que a missão do ABC será muito complicada. Enquanto o Cruzeiro é o líder da Série A, o time potiguar ocupa apenas a 14ª colocação na Série B e também vem de derrota para o Náutico no último sábado.

O time da casa ainda terá que superar os desfalques de Marcel, Michel, Ronaldo Mendes e Zambi, que atuaram contra o Náutico e não podem disputar a Copa do Brasil. Lúcio Flávio e João Paulo estão em tratamento intensivo no departamento médico e seguem como dúvidas. Já o atacante Dênis Marques treinou normalmente e deve jogar.

Apesar dos problemas, Moacir Júnior crê na classificação até pela fase instável dos mineiros. “Realmente o momento do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro requer cuidado, mas a qualidade da equipe do Cruzeiro é muito grande. O favoritismo deles contra a gente continua latente. Vamos tentar fazer um jogo de inteligência, apoiado pelo nosso torcedor e procurar surpreender. Vamos procurar ser a grande surpresa que costuma acontecer na Copa do Brasil”, afirmou o treinador, em entrevista ao canal Fox Sports.

ABC X CRUZEIRO
 
Data: 15/10/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Fabio Pereira (Fifa-TO)
 
ABC
Camilo; Madson, Suelinton, Marlon e Samuel; Fábio Bahia, Patrick (Somália), Daniel Amora e Xuxa; João Henrique e Rodrigo Silva
Técnico: Moacir Júnior
 
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Manoel e Egídio; Willian Farias, Nilton e Henrique; Alisson, Willian e Marcelo Moreno (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira