Topo

Flamengo bate América-RN e pega Atlético-MG nas semifinais da Copa BR

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/10/2014 23h52

O Flamengo está nas semifinais da Copa do Brasil. Depois de vencer o América-RN por 1 a 0 na primeira partida das quartas de final, o Rubro-negro teve dificuldades, mas bateu o rival por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã. O gol de Gabriel deu aos cariocas a possibilidade de disputar uma vaga na decisão contra o Atlético-MG - os mineiros golearam o Corinthians por 4 a 1. O primeiro confronto ocorre no dia 29 de outubro e o mando de campo ainda será sorteado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Antes de buscar o tetracampeonato do torneio no qual também defende o título, o Flamengo se concentra novamente no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, o time enfrenta o Atlético-PR, às 16h, na Arena da Baixada. Já o América-RN volta ao Brasileirão da Série B no sábado, quando mede forças fora de casa contra o Bragantino.

Fases do jogo: O Flamengo tomou conta do jogo no início, mas apresentou dificuldades no último passe. O domínio pouco efetivo fez o time visitante se lançar timidamente ao ataque. Aos poucos, o América-RN explorou os espaços e chegou com mais perigo do que os donos da casa. Antes do fim do primeiro tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda fez uma alteração. Márcio Araújo pediu para sair e deu lugar a Gabriel.

Em busca de velocidade, os donos da casa voltaram com Nixon na vaga de Eduardo da Silva. A torcida comprou a briga e jogou junto com o time. Mas logo que a bola rolou, Alecsandro precisou ser substituído por conta de uma forte pancada na cabeça que causou pequeno afundamento na região. Muralha entrou.

Mesmo longe de se encontrar na partida, o Flamengo abriu o placar em uma jogada iniciada por Gabriel. Aos 18min, o camisa 17 aproveitou a sobra dentro da área e estufou a rede dos visitantes. Logo depois, ele foi atingido de forma violenta por Lázaro. O jogador alvirrubro acabou expulso. O zagueiro rubro-negro Marcelo também recebeu cartão vermelho depois de falta no meio de campo. Paulo Victor ainda salvou um arremate do América-RN e garantiu o Rubro-negro na semifinal da Copa do Brasil.

O melhor: Gabriel - Entrou e deu velocidade ao Flamengo. Iniciou a jogada do primeiro gol e ainda apareceu na frente para concluir.

O pior: Eduardo da Silva - Foi uma peça nula no primeiro tempo e não conseguiu dar opção ofensiva. Acabou substituído por Nixon no intervalo.

Chave do jogo: As substituições de Vanderlei Luxemburgo, mesmo que duas delas forçadas por lesões, deram resultado e fizeram o Flamengo pressionar o América-RN ao utilizar a velocidade pelos lados do campo.

Para lembrar: A torcida do Flamengo chegou cedo ao Maracanã e acompanhou o amistoso do time de basquete contra o Orlando Magic nos telões do estádio. Os rubro-negros torceram até o final do terceiro quarto, quando a transmissão foi interrompida para o início do duelo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Nos Estados Unidos, os cariocas acabaram derrotados por 106 a 88 na partida válida pela pré-temporada da NBA.

FLAMENGO 1 X 0 AMÉRICA-RN

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha  (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e  Marcio Luiz Augusto (SP)
Renda: R$ 1.688.237,50
Público: 37.760 pagantes; 42.406 presentes
Cartões amarelos: Canteros, Everton e Marcelo (Flamengo); Cleber (América-RN)
Cartões vermelhos: Marcelo (Flamengo) e Lázaro (América-RN)
Gol: Gabriel, aos 18min do segundo tempo

FLAMENGO
Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Samir e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo (Gabriel), Canteros e Everton; Eduardo da Silva (Nixon) e Alecsandro (Muralha)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

AMÉRICA-RN
Andrey; Walber, Cleber, Edson Rocha e Thiago Cristian; Judson, Paulinho (Paulo Henrique), Lázaro e Jeferson (Rodrigo Pimpão); Andrezinho (Rivaldo) e Isac
Técnico: Roberto Fernandes