Topo

Hora de sair do aperto? Mano Menezes reencontra seu maior amuleto

Mano espera voltar à semifinal da Copa do Brasil  - Alexandre Schneider/Getty Images
Mano espera voltar à semifinal da Copa do Brasil Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Dassler Marques e João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 10h00

Enquanto vence os jogos mais difíceis do Campeonato Brasileiro e se complica contra os pequenos, o Corinthians tem campanha praticamente irretocável na Copa do Brasil. Parte disso pode atribuir à vocação de seu treinador para a competição: com um vice, um título e participação em outra conquista, Mano Menezes é sempre um páreo duro.

Com 2 a 0 de vantagem sobre o Atlético-MG, que enfrenta nesta quarta-feira em Belo Horizonte, Mano espera ir à semifinal da Copa do Brasil mais uma vez. Até aqui, o treinador disputou 27 duelos eliminatórias no torneio e se saiu vitorioso em 24 ocasiões. Por isso, fala com carinho do torneio.

“Ela é especial. São coisas que marcam a vida da gente”, disse Mano na véspera de pegar o Atlético. Ele apareceu em nível nacional justamente quando levou o modesto XV de Novembro de Campo Bom-RS à semifinal.

“Foi um primeiro momento de exposição maior, de eliminar grandes adversários. (...) Sob meu comando, os times estão se dando bem, e isso é especial”, lembrou Mano. A história entre Copa do Brasil e ele tem sequência justamente quando chega ao Corinthians para a passagem anterior, em 2008.

Com uma equipe ainda em formação, os corintianos avançaram até a decisão com vitórias marcadas pela emoção, contra Goiás e Botafogo, e até flertaram com o título. Na final realizada contra o Sport no Morumbi, o time de Mano vencia por 3 a 0, mas sofreu um gol no fim e perdeu o título no Recife.

Já campeão da Série B e com Ronaldo no comando de ataque, o Corinthians voltou até a decisão da Copa do Brasil com uma campanha já bastante destacada e bateu o Internacional nos dois confrontos finais. Essa é até hoje a principal conquista da carreira de Mano – e permitiu que ele assumisse a Seleção Brasileira em 2010.

De volta aos clubes em 2013, Mano viveu seu melhor momento no Flamengo em seu torneio preferido. Em duelo marcante pelas quartas de final, despachou o Cruzeiro, então líder da Série A, no Maracanã. O gol da classificação foi marcado pelo pupilo Elias, mas Mano pediu o boné em seguida. Com Jayme Almeida, o Fla se sagraria campeão da Copa do Brasil.
Copa do Brasil é refresco para momento de provação vivido por Mano

De volta ao Corinthians neste ano, o treinador avançou nas três primeiras fases sem sobressaltos. Perdeu para o Bragantino no confronto de ida, mas atropelou na volta em Itaquera e também passou em 2 a 0 sobre o Atlético-MG nas quartas de final.

Enquanto convive com as especulações sobre um possível retorno de Tite, Mano Menezes sabe que suas chances de permanência para 2015 dependem de classificação à Copa Libertadores. Se na Série A está complicado, atualmente fora do G-4, o amuleto de Mano é mesmo a Copa do Brasil.