Topo

Minas festeja fase vencedora e já espera final inédita Atlético x Cruzeiro

Atleticano Diego Tardelli e cruzeirense Dedé podem se enfrentar na decisão - Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG
Atleticano Diego Tardelli e cruzeirense Dedé podem se enfrentar na decisão Imagem: Bruno Cantini/Flickr Atlético-MG

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 10h41

O futebol mineiro vive um dos melhores momentos de sua história, com a sequência de aparições de Atlético-MG e Cruzeiro em decisões de competições importantes. Agora, com a classificação dos dois grandes de Belo Horizonte para a semifinal da Copa do Brasil, as torcidas do Estado já vivem a expectativa por uma final local, algo que jamais aconteceu em torneios nacionais.

O Atlético-MG se classificou para a semifinal na última quarta-feira com a vitória dramática sobre o Corinthians por 4 a 1, de virada. O time de Levir Culpi havia perdido o jogo de ida por 2 a 0 e levou um gol em casa logo no começo da partida de volta, mas conseguiu se recuperar.

Por sua vez, o Cruzeiro passou de fase mesmo com a derrota para o ABC em Natal por 3 a 2. No jogo de ida, os mineiros haviam vencido por 1 a 0 [a classificação veio no desempate por gols fora de casa].

Agora, o Atlético-MG enfrenta o Flamengo na semifinal, enquanto o Cruzeiro a definição do adversário entre Santos e Botafogo, que concluem o confronto de quartas de final nesta quinta-feira.

SEQUÊNCIA DE TÍTULOS E TOPO DA SÉRIE A

Belo Horizonte tem sido nos últimos dois anos a capital do futebol nacional, surfando na boa fase dos times da cidade em competições relevantes. O Cruzeiro vem do título brasileiro de 2013 e caminha como principal favorito para repetir a façanha nesta temporada.

Por sua vez, o Atlético-MG reencontrou sua grandeza com a conquista da Copa Libertadores de 2013. Neste ano, a equipe de Diego Tardelli levantou mais um troféu internacional, ao vencer a Recopa Sul-Americana, na despedida de Ronaldinho Gaúcho.

A boa fase mineira em relação a outros centros tradicionais do futebol do país também está no G-4 do Campeonato Brasileiro, no pelotão de classificação para a Libertadores do próximo ano. A dez rodadas do fim da competição, o Cruzeiro é líder, enquanto que o Atlético-MG aparece na 4ª colocação. Ou seja, se a Série A terminasse hoje, os rivais estariam qualificados para o torneio sul-americano.

A alta dos rivais de Minas Gerais também coincide com a modernização dos estádios Mineirão e Independência. Na fase de reformas, Atlético-MG e Cruzeiro jogaram no interior do Estado e não colheram bons resultados. 

CRUZEIRO É FREGUÊS DO ATLÉTICO EM DUELOS NACIONAIS

Atlético-MG e Cruzeiro jamais se enfrentaram em uma decisão de torneio nacional. O retrospecto do confronto, no entanto, aponta para dois embates no Campeonato Brasileiro, na época das disputas em mata-mata. E a vantagem é atleticana.

Em 1986, o Atlético-MG eliminou o Cruzeiro nas quartas de final, após dois empates: 0 a 0 e 1 a 1. No entanto, os alvinegros de Belo Horizonte acabariam batidos pelo Guarani na semifinal.

Já em 1999, o Atlético-MG não deixou dúvidas, derrotando o rival duas vezes nas quartas de final, com placares de 4 a 2 e 3 a 2. Naquele ano, os atleticanos acabariam com o vice-campeonato nacional, batidos pelo Corinthians na decisão.