Topo

Pela 7ª vez Cruzeiro é semifinalista da Copa BR e só foi eliminado em uma

Do UOL, em Belo Horizonte

16/10/2014 18h00

Apesar da surpreendente derrota para o ABC, por 3 a 2, depois de abrir dois gols de vantagem, o Cruzeiro conseguiu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil após nove anos. E o retrospecto nessa fase da competição pode empolgar o torcedor celeste, já que o time se saiu bem na maioria das vezes.

O clube estrelado já disputou a semifinal outras seis vezes e só ficou pelo caminho em uma oportunidade. Justamente na última delas, contra o Paulista, em 2005, quando foi eliminado com uma derrota por 5 a 4 no placar agregado. O Cruzeiro perdeu por 3 a 1 e venceu por 3 a 2 em casa.

O time celeste avançou para a final em 1993 e 1998 superando o Vasco, e eliminou o Flamengo em 1996. Já em 2000, bateu o Santos, enquanto em 2003, na última vez que chegou à decisão da competição, superou o Goiás. Naquele ano, o Cruzeiro conquistou a chamada tríplice coroa, feito que ainda pode ser repetido este ano. A equipe é campeã mineira e lidera o Brasileirão.

Outro aspecto positivo é o retrospecto nas finais. Das cinco que disputou, o Cruzeiro só perdeu uma, em 1998, para o Palmeiras. O time celeste venceu os títulos de 93, sobre o Grêmio, em 96, em cima do mesmo Palmeiras, em 2000 ganhou do São Paulo e, em 2003, bateu o Flamengo.

Maior vencedor do torneio com quatro conquistas ao lado do Grêmio, o time celeste também mira a Copa do Brasil como um objetivo, pois já vive um jejum de mais de uma década sem conquistar a competição e deseja reeditar a Tríplice Coroa de 2003.

“Estamos na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro não chegava a essa condição há nove anos, há 11 anos não é campeão, temos essa possibilidade. E no Brasileiro vamos tentar manter a regularidade, a distância para os adversários”, destacou o técnico Marcelo Oliveira.