Topo

Santos massacra o Botafogo e encara o Cruzeiro na semi da Copa do Brasil

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2014 23h19

O Santos aplicou uma goleada no Botafogo nesta quinta-feira pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo tendo a vantagem do empate por vencer o duelo de ida por 3 a 2, o time paulista pressionou os cariocas desde o início no Pacaembu, fez um gol atrás do outro e triunfou por 5 a 0, assegurando a classificação para as semifinais da competição. Agora, o time encara o Cruzeiro em dois confrontos com data e local a serem definidos por sorteio nesta quinta na sede da CBF.

A equipe santista sequer sentiu a ausência do atacante Robinho que, além de defender a seleção brasileira nos amistosos contra Argentina e Japão, cumpriu suspensão após ser expulso no jogo de ida. Enderson Moreira ainda não contou com os lesionados Thiago Ribeiro e Aranha.

O treinador optou por barrar Leandro Damião, que ficou como opção no banco de reservas, e escalou um time bastante veloz, o que dificultou a vida do Botafogo na partida. Os gols da equipe santista foram marcados por Gabriel Barbosa, Lucas Lima, Geuvânio e David Braz, que marcou duas vezes.

Os dois times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. O Santos encara o clássico contra o Palmeiras no Pacaembu, enquanto o Botafogo joga contra o Sport em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Fases do jogo: O Santos comandou a partida desde o primeiro minuto. Com muita velocidade, a equipe santista abriu o placar aos cinco minutos. Após lançamento de Lucas Lima, o lateral esquerdo Mena cruzou para Gabigol marcar seu 17º gol na temporada.

Quatro minutos depois, Lucas Lima cobrou escanteio e após uma falha do goleiro Andrey, o zagueiro David Braz fez o segundo gol do Santos no jogo e seu quarto no estádio do Pacaembu neste ano.

Gabriel ainda perdeu uma boa oportunidade ao finalizar em cima do goleiro Andrey da entrada da pequena área. O Botafogo, por sua vez, só assustou em uma cobrança de falta do meia-atacante, Wallyson, que chutou no travessão. No rebote, Bolatti, com o goleiro Vladimir caído, cabeceou por cima do gol.

No final do primeiro tempo, a defesa do Botafogo bateu cabeça mais uma vez. Com isso, a bola sobrou para Lucas Lima, que correu com a bola do meio-campo até a área de Andrey. O camisa 20 do Santos driblou o goleiro e fez um belo gol.

No segundo tempo, o ataque veloz do Santos manteve o ritmo. Em apenas um lance, Gabriel e depois Geuvânio acertaram a trave do goleiro Andrey. E foi dos pés de Lucas Lima que começou novamente a jogada de mais um gol do Santos. O meia cobrou falta na cabeça de Gabriel, que definiu bem, mas viu o goleiro Andrey espalmar. No rebote, David Braz marcou de cabeça o quarto gol do Santos. O atacante Geuvânio ainda teve tempo de marcar o seu, de rebote.

O melhor: Lucas Lima – O camisa 20 consolida a cada jogo a sua fama de maestro do time. O meia participou dos três gols do Santos, com assistências e um bonito gol.

O pior: Andrey – O goleiro falhou em alguns gols do Santos na partida, principalmente no segundo, quando saiu mal na bola e deixou David Braz livre para marcar.

Chave do jogo: Primeiro tempo sufocante – Apesar de vencer o primeiro jogo por 3 a 2, no Maracanã, a equipe santista entrou em campo como se precisasse reverter a vantagem do Botafogo. Desde iniciou, o time impôs velocidade e sufocou a defesa carioca. Os primeiros 45 minutos terminam com 3 a 0 para o Santos. E poderia ser mais.

Toque dos técnicos: O técnico Enderson Moreira escalou uma equipe bem veloz ao sacar Leandro Damião, Souza e Leandrinho. Se não bastasse, o meia Lucas Lima foi o responsável por armar as jogadas para o “trio ligeiro” do Santos – formado por Geuvânio, Gabigol e Rildo. Vagner Mancini viu seu time ter problemas para sair jogando, já que o time paulista ainda marcava a saída de bola.  

Para lembrar:

A bronca do capitão: Geuvânio voltou a fazer firulas em jogadas em que poderia chutar ao gol e, por isso, desperdiçou jogadas de ataque. O zagueiro Edu Dracena, que tem criticado o ataque do Santos, deu uma baita bronca no jovem atacante após alguns excessos de vaidade.

Goleiro de seleção fez falta: Jefferson chegou a viajar para São Paulo, mas após conversa com o gerente de futebol, Wilson Gottardo, o goleiro resolveu não jogar. O cansaço de 26 horas de viagem depois de defender a seleção brasileira nos amistosos contra Argentina e Japão pesou.

FICHA TÉCNICA: SANTOS-SP 5 X 0 BOTAFOGO-RJ

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 16 de outubro de 2014 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Cleriston Clay Barreto Rios (Fifa-SE)
Renda: R$ 358.365,00
Público: 13.459 pagantes (14.865 total)

Cartões Amarelos: BOTAFOGO: Matheus Menezes (2) e Dankler.
Cartão vermelho: Matheus Menezes.

GOLS:
SANTOS: Gabriel, aos cinco minutos, e David Braz, aos nove, e Lucas Lima, aos 36 do 1º tempo. David Braz, de novo, aos 17 do 2º tempo, e Geuvânio aos 23.

SANTOS: Vladimir; Cicinho, David Braz, Edu Dracena (Neto) e Mena; Alison, Arouca (Alan Santos) e Lucas Lima (Renato); Rildo, Geuvânio e Gabriel.
Técnico: Enderson Moreira

BOTAFOGO: Andrey, Gabriel, Matheus Menezes, Dankler e Guilherme (Sidney); Rodrigo Souto, Mario Bolatti e Cachito Ramírez; Rogério, Yuri Mamute (Zeballos) e Wallyson (Andreazzi)
Técnico: Vagner Mancini