Topo

Damião, Gabigol, Vila, Pacaembu... Veja as dúvidas do Santos classificado

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/10/2014 06h00

Apesar da classificação para a semifinal da Copa do Brasil com direito a goleada massacrante contra o Botafogo por 5 a 0 na última quinta-feira, o Santos deixou o estádio do Pacaembu com muitas dúvidas sobre a equipe titular e o mando de campo para os jogos decisivos no restante do ano. Diretoria e comissão técnica ficam em “cima do muro” quando são questionados sobre os dois temas.

No caso do time titular, o técnico Enderson Moreira mandou um recado para o jovem e veloz ataque do Santos (Rildo, Geuvânio e Gabriel Barbosa) conta o Botafogo: “O importante é não pensar que já é titular da equipe”, disse.

Em relação ao mando de campo, a diretoria irá definir se mandará o jogo contra o Cruzeiro, válido pela semifinal da Copa do Brasil, na Vila Belmiro ou no Pacaembu. Dirigentes preferem o estádio da capital, mas sabem da preferência dos atletas pela Vila.

Os jogadores, inclusive, ainda não digeriram o fato de a cúpula alvinegra não ter escolhido o alçapão santista na final do Campeonato Paulista deste ano. Internamente, os atletas culpam a diretoria pela perda do título paulista para o modesto Ituano no Pacaembu.

“O Pacaembu também é uma casa do Santos, o Santos tem uma grande torcida aqui em São Paulo, eu particularmente acho que o comportamento da nossa torcida aqui é muito bom. E o torcedor do Santos é fundamental nessa reta final agora. E o Pacaembu também é nossa casa. Adoramos a Vila Belmiro, eu acho a Vila Muito charmosa. É um campo que eu particularmente gosto de ver o Santos jogando ali, mas por que não explorar o torcedor de São Paulo”, afirmou o gerente de futebol, Zinho, após a goleada santista no Pacaembu.

“São discussões internas que tem de ser resolvidas. A Vila é nossa casa, mas o Pacaembu nos traz todas as condições de fazer bons jogos, como temos feito aqui. Hoje (contra o Botafogo) foi, sem dúvida nenhuma, um show à parte. Sentimos-nos muito à vontade. Aquilo que foi determinado. A Vila é nossa casa, nosso campo, mas se a direção achar que é interessante fazer aqui, temos de estar preparados para enfrentar a semifinal nestas condições”, disse Enderson Moreira.

Enquanto prefere apenas acatar a posição da diretoria e não se posicionar sobre os mandos de campo, Enderson Moreira expõe dúvidas sobre o ataque do Santos. Apesar da goleada contra o Botafogo, o setor pode sofrer mudanças no clássico contra o Palmeiras neste domingo, no Pacaembu.

Robinho é titular absoluto e estará de volta ao time. No entanto, a incerteza fica por conta do retorno de Leandro Damião. O camisa 9, que ficou no banco de reserva e não foi utilizado contra o Botafogo, pode ganhar a posição de um dos três atacantes que atuaram na goleada – Rildo, Gabriel Barbosa e Geuvânio. Nem Gabigol, que quebrou jejum de dez jogos sem fazer gol e lidera a artilharia do time em 2014, com 17 gols, tem vaga garantida.

“Eu sempre falo que temos boas opções. Eu continuo falando que às vezes as posições de frente são as que mais desgastam o jogador. Às vezes temos de fazer algumas alterações, modificações. O importante é cada um pegar essa oportunidade. Quanto mais derem respostas mais oportunidades vão aparecer. O importante é não pensar que já é titular da equipe”, disse o técnico santista.