Topo

Semana decisiva da Copa do Brasil: Cruzeiro é semifinalista em pior fase

Cruzeiro mantém a ponta confortável na Série A, mas vem de resultados irregulares - Washington Alves/Light Press
Cruzeiro mantém a ponta confortável na Série A, mas vem de resultados irregulares Imagem: Washington Alves/Light Press

Do UOL, em São Paulo

27/10/2014 11h41

Quatro grandes do futebol brasileiro abrem nesta semana o que promete ser uma eletrizante semifinal de Copa do Brasil, para euforia dos entusiastas do mata-mata. Dos times envolvidos, o Cruzeiro é o time que chega em pior momento, mesmo com a liderança folgada na Série A.

Tomando por base os últimos dez jogos disputados na temporada, por qualquer competição, o Cruzeiro chega à semifinal com aproveitamento de apenas 50% dos pontos.

Seu adversário, o Santos,  vem em momento mais favorável, apesar de resultados ruins na última semana, pelo Brasileiro. A equipe paulista apresenta aproveitamento de 63,3% nas últimas dez partidas.

O melhor momento entre os semifinalistas da Copa do Brasil é o do Atlético-MG, que vem de uma arrancada na Série A, hoje em 2º lugar, e de uma vitória heroica contra o Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil. A equipe de Levir Culpi tem aproveitamento de 66,6% nos últimos dez compromissos na temporada.

Os atleticanos enfrentam o Flamengo nas quartas de final. A equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo apresenta aproveitamento de 53,3% nesta fatia de análise, nos últimos dez jogos disputados nesta temporada.

No Brasileiro, apesar do momento mais irregular na temporada, o Cruzeiro briga pelo bicampeonato, com 61 pontos, a sete rodadas do desfecho. O Atlético-MG aparece sete pontos atrás, ainda sonha com o título, mas batalha prioritariamente pela vaga na Libertadores.

"Às vezes é inexplicável, um lance que acaba crucificando o que a gente estava fazendo Durante a partida, os 90 minutos a gente pondo uma pressão", lamentou o cruzeirense Nilton após o empate com o Figueirense na rodada do final de semana.

Por sua vez, Santos (8º) e Flamengo (11º) têm chances apenas matemáticas de classificação para a competição sul-americana e direcionam o foco para o mata-mata do outro torneio nacional. 

A semifinal da Copa do Brasil começa a ser disputada nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), com a partida entre Cruzeiro e Santos no Mineirão. Na mesma data e horário o Flamengo recebe o Atlético-MG no Maracanã. Depois, as equipes voltam a se enfrentar na semana seguinte, com mandos de campo invertidos.