Topo

Contra 'descansado' Santos, Cruzeiro quer voltar a mostrar futebol de líder

Do UOL, em Belo Horizonte

29/10/2014 06h00

Apesar da liderança no Brasileirão com 61 pontos, o Cruzeiro chega pressionado para o primeiro duelo da Copa do Brasil contra o Santos, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão. Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o time de Marcelo Oliveira tenta recuperar o bom futebol e mira reação diante da equipe alvinegra, que vem embalada nessa competição e menos desgastada.

O intuito dos mineiros é acabar com a desconfiança que começa a rondar a Toca da Raposa II após a série de tropeços e recuperar o mesmo futebol que apresentou em 2013 e em grande parte de 2014. Tanto que os jogadores receberam o apoio da torcida e até mesmo do presidente Gilvan de Pinho Tavares nos dias que antecederam o primeiro jogo da semifinal.

O Santos, por sua vez, chega embalado pela classificação diante do Botafogo nas quartas de final. Enquanto o Cruzeiro sofreu para superar o modesto ABC e só avançou pelo critério de gols marcados fora de casa, o alvinegro praiano sobrou diante do Botafogo e venceu as duas partidas: 3 a 2, no Maracanã, e 5 a 0, no Pacaembu.

No Brasileiro, o Santos vem de dois jogos sem vitória: empate com a Chapecoense, por 1 a 1, como visitante, e derrota para o Fluminense, em casa, por 1 a 0. Apesar dos tropeços, o técnico Enderson Moreira considera que o time santista está bem psicologicamente e em condições de fazer um bom jogo no Mineirão contra o forte Cruzeiro.

No aspecto físico, os dois times também vivem situações um pouco diferentes. O time de Enderson Moreira chega teoricamente mais inteiro para a partida, já que o treinador poupou alguns jogadores importantes no empate com a Chapecoense no último sábado vislumbrando a decisão com o Cruzeiro.

Para vencer o primeiro duelo contra o Santos e deixar ainda mais vivo o sonho da conquista da tríplice coroa este ano, repetindo o feito de 2003, a equipe celeste terá que superar o desgaste físico que vem trazendo tantos prejuízos nas últimas rodadas. Os jogadores culpam o excesso de jogos pela queda de rendimento e a maratona também provoca desfalques em série para o treinador.

O zagueiro Manoel e o atacante Alisson mais uma vez ficam fora em tratamento no departamento médico. Outro problema é Marcelo Moreno, que alegou dores musculares na coxa esquerda na véspera do jogo. Como não foi constatada lesão, Ele foi relacionado para a partida, mas segue como dúvida e deve começar no banco.

Dessa forma, a novidade na escalação deve ser Júlio Baptista, que não joga há 42 dias. “Ninguém gosta de ficar no DM, ainda mais no fim do campeonato, quando se exige muito e as lesões começam a aparecer. Não sei se vou jogar, mas estou preparado para atuar e fazer um bom trabalho amanhã”, afirmou o experiente jogador.

O técnico Marcelo Oliveira confirmou os retornos de Mayke e Lucas Silva, que foram poupados diante do Figueirense, e a presença de Willian. O camisa 25 jogará no lugar de Marquinhos, que já disputou a competição pelo Vitória e não pode entrar em campo. O goleiro Fábio, que era dúvida, também vai para o jogo.

Assim como Marcelo Oliveira, Enderson Moreira também tem problemas para escalar a equipe. Ele perdeu Geuvânio, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda contra os catarinenses e já era um desfalque previsto. De última hora, também não pôde contar com Thiago Ribeiro, que não viajou a Belo Horizonte por problemas estomacais.

Apesar dessas baixas, o treinador santista optou em manter o esquema da equipe e jogará mais uma vez com três atacantes. Robinho, Gabriel e Rildo formarão o trio de ataque, enquanto Lucas Lima retorna ao time, com a missão principal de armar as jogadas. O zagueiro David Braz não treinou, mas viajou para a capital mineira e tem escalação confirmada.

CRUZEIRO X SANTOS

Data: 29/10/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-ES) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Júlio Baptista (Marcelo Moreno)
Técnico: Marcelo Oliveira

Santos
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho
Técnico: Enderson Moreira