Topo

Cruzeiro se inspira em duelos históricos e título contra Santos de Pelé

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

29/10/2014 06h05

A história dos clássicos entre Cruzeiro e Santos é muito antiga e foi escrita por grandes jogos. E o time santista esteve no caminho de algumas das grandes conquistas dos mineiros, como a Taça Brasil de 66, a Copa do Brasil de 2000 e o Brasileirão de 2003. São esses duelos históricos que podem servir de inspiração para a equipe de Marcelo Oliveira na partida de ida das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão.

O embate mais marcante para os cruzeirenses foi o da Taça Brasil de 1966. Há 48 anos, o time de Tostão, Dirceu Lopes e companhia surpreendeu o mundo do futebol ao bater o Santos de Pelé por 6 a 2 no Mineirão. “Foi um jogo que marcou na história do clube um momento muito especial. No primeiro tempo a gente, indo para o vestiário com o 5 a 0, olhava para o placar e não acreditava, era difícil imaginar”, disse o ex-jogador Piazza.

O Cruzeiro ainda protagonizou uma incrível virada no jogo da volta, ao vencer por 3 a 2 e evitar uma terceira partida para conquistar título. “Naquela época não tinha saldo de gols, se a gente perdesse por um gol de diferença teria uma partida extra. Tanto que quando o Cruzeiro perdia por 2 a 0, achavam que o Santos iria devolver a goleada e ia ter outro jogo. Mas no segundo tempo a gente devolveu na mesma intensidade”, relembrou Piazza.

Aquele título mudou os rumos do futebol mineiro e especialmente do Cruzeiro, que ficou conhecido nacionalmente e passou a colecionar conquistas. “O título dessa natureza tirou o Cruzeiro da história regional para projetar dentro do futebol brasileiro e depois em nível internacional. Foi o grande pontapé, a vitória foi o verdadeiro alicerce para o time crescer e ter outras conquistas”, afirmou o ex-jogador, que atuou pelo clube entre 1964 e 1978.

O Cruzeiro ainda reencontraria o Santos em outros momentos importantes. Curiosamente, em um deles também enfrentou o rival justamente em uma semifinal de Copa do Brasil. Isso ocorreu em 2000, quando o time comandado por Marco Aurélio e que tinha Sorín como ídolo chegava como favorito diante de um rival que não atravessava o melhor momento de sua história e se apegava a conquistas do passado.

A equipe da baixada santista não foi páreo para o Cruzeiro, que venceu por 2 a 0, no Mineirão, com gols de Geovani e Donizete Oliveira. A exemplo da atual disputa, os mineiros foram decidir fora de casa e conseguiram o empate em 2 a 2 na Vila Belmiro. Ricardinho e Oseas fizeram os gols da Raposa, enquanto André Luiz e Rincón marcaram para o Peixe. O resultado deu a classificação para a final contra o São Paulo, em que o time celeste conquistou seu terceiro título da competição.

Três anos depois, na temporada mais vitoriosa do Cruzeiro, o Santos novamente voltou a cruzar seu caminho. Empolgado com o título do Campeonato Brasileiro no ano anterior, o Peixe foi o principal rival dos mineiros no primeiro ano dos pontos corridos, mas a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo não deu chances aos rivais e conquistou tudo que podia. A vitória por 3 a 0 sobre o Peixe até hoje é o jogo mais lembrado pelos torcedores na campanha bicampeonato brasileiro.

Agora o desejo da equipe de Marcelo Oliveira é repetir o feito de 2003 e novamente faturar a tríplice coroa. Para tanto, precisa abrir uma boa vantagem contra o Santos em busca de uma vaga na final. “Todo jogador quer jogar nessas partidas, jogos decisivos, contra grandes adversários. Tenho essa oportunidade e estou preparado para fazer um grande jogo”, disse Ricardo Goulart.

Everton Ribeiro espera que o jogo desta quarta-feira faça jus à tradição dos duelos dos anos 60, que eram repletos de gols e que o time celeste mais uma vez saia vencedor. “A gente espera um jogo como foi no primeiro turno do Brasileirão (3 a 0 no Mineirão), um jogo bonito, com as duas equipes atacando. A gente conseguiu fazer gols, mas eles também tiveram boas chances”, comentou.

O camisa 17 tem retrospecto positivo diante dos paulistas atuando pelo Cruzeiro. Em dois jogos, foram duas vitórias e uma delas com o golaço de Everton na Vila Belmiro. Ele espera estar novamente inspirado para ajudar o time a sair vitorioso em sua estreia na Copa do Brasil, já que não atuou contra Santa Rita e ABC.

“Vou tentar ajudar, em jogos importantes todos tem que dar o seu melhor, comigo não vai ser diferente. É ter a bola e tentar criar jogadas para sair com o triunfo”, ressaltou.