Topo

Invicto há 10 anos em casa, Fla recebe Atlético-MG por vantagem na Copa BR

O Flamengo confia na força da torcida no Maracanã por vantagem na Copa do Brasil - Buda Mendes/Getty Images
O Flamengo confia na força da torcida no Maracanã por vantagem na Copa do Brasil Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/10/2014 06h10

O Flamengo recebe o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã. A primeira partida das semifinais da Copa do Brasil marca o reencontro de rivais históricos e se mostra fundamental na missão de abrir vantagem por uma vaga na decisão. Os cariocas estão invictos há dez anos em casa no torneio e apostam todas as fichas na força da torcida em busca do tetracampeonato.

A ideia do Rubro-negro é construir pelo menos uma vantagem mínima, suficiente para o confronto de volta, dia 5 de novembro, no Mineirão. Para isso, o retrospecto de dez anos sem derrotas em casa na Copa do Brasil aparece como estímulo. A última vez em que o Flamengo foi derrotado no Rio de Janeiro pela competição foi na final da edição de 2004 - 2 a 0 para o Santo André.

Foram 14 vitórias, um empate e dois títulos da Copa do Brasil no período (2006 e 2013). Apesar dos problemas para montar o time, já que não conta com Wallace e Alecsandro, lesionados, o Rubro-negro esbanja confiança nos bastidores na busca por um bom resultado.

Externamente, no entanto, o discurso é o mais cauteloso possível. Inclusive, utiliza o Corinthians como exemplo. Os paulistas tinham boa vantagem no primeiro jogo, mas foram goleados pelo Atlético-MG, no Mineirão, e perderam a vaga na semifinal.

“Temos que jogar 180 minutos e os acréscimos. É bom sair intacto no primeiro jogo. O Corinthians fez 2 a 0, saiu com a vantagem, mas tomou quatro gols. São coisas que acontecem no futebol. A primeira partida ainda não define nada. Depende do comportamento da equipe. Vai ter que se expor um pouco mais, mas não sair para cima de qualquer maneira e deixar jogadores de qualidade soltos. A característica do Atlético-MG é ser muito ofensivo, na escalação se vê que a equipe busca a velocidade, o contragolpe”, explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Já o Atlético-MG chega para o duelo embalado. A equipe não perde há seis jogos, tendo empatado três vezes e vencido outras três. Porém, o time tem dificuldades de conseguir os resultados positivos fora de casa. As vitórias na sequência invicta foram todas diante do torcedor. Como visitante apenas empatou. Atuando no novo Maracanã, os mineiros ainda não venceram.

"Acho que não pesa, fizemos grandes partidas, perdemos por detalhes bobos. Isso pode ser corrigido. O Maracanã parece um pouco com o Mineirão. Não vai afetar. Vamos tentar fazer a melhor partida do ano para surpreender o Flamengo diante do torcedor", destacou o atacante Luan.

O Atlético aposta na motivação conquistada ao eliminar o Corinthians. Apesar de bem colocado no Brasileirão, em terceiro lugar e a sete pontos do Cruzeiro, o Alvinegro já elege a Copa do Brasil como objetivo da temporada. “Prioridade é o que está mais próximo. É a Copa do Brasil", encerrou Tardelli.

FLAMENGO X ATLÉTICO-MG

Data/hora: 29/10/2014, às 22h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

FLAMENGO
Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Samir e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo, Canteros e Gabriel; Everton e Eduardo da Silva
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Edcarlos e Douglas Santos; Josué, Dátolo, Luan e Maicosuel (Pierre); Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi