Topo

Atlético-MG aposta em histórico em casa para chegar à final inédita

Do UOL, em Belo Horizonte

30/10/2014 06h00

O Atlético-MG entrará em campo, na próxima quarta-feira, com um filme bastante conhecido pela equipe, precisando reverter derrota para o Flamengo por 2 a 0, sofrida no Maracanã. Com histórico de sucesso atuando diante da torcida, o time alvinegro viu o placar ser repetido pela terceira vez em uma reta final de mata-mata, e lutará contra o retrospecto de insucesso quando perdeu os primeiros jogos nas duas semifinais anteriores da competição nacional.

O duelo contra o Flamengo foi a terceira vez que o Atlético chegou a semifinal da Copa do Brasil na história do torneio. Porém, o histórico mostra grande insucesso atleticano no jogo de ida da penúltima fase do torneio nacional e que nos outros dois anos definiram a eliminação alvinegra.

Na primeira semifinal da Copa do Brasil, em 2000, o Atlético enfrentou o São Paulo e também não foi feliz na partida de ida, derrotado por 3 a 0, na capital paulista. Em desvantagem, não conseguiu reverter o quadro no jogo de volta em Belo Horizonte e ficou no empate por 3 a 3, no Mineirão, deixando escapar a chance de ir à final da competição.

Dois anos seguintes, o alvinegro mineiro viu o filme repetir. A equipe chegou até a semifinal da competição, mas desta vez mandou o primeiro jogo em seus domínios, contra o pouco conhecido Brasiliense. Apesar de ser o favorito para o confronto, foi surpreendido no Mineirão e foi batido por 3 a 0. Quando saiu para a partida de volta, em Taguatinga, nova derrota, desta vez por 2 a 1.

Porém, em 2014, o alvinegro mineiro aposta no histórico positivo de reverter derrotas duras na partida de ida em mata-mata para ficar com a vaga para uma inédita final. A derrota para o Flamengo, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, foi a terceira seguida sofrida pela equipe mineira em dois anos que disputou semifinal e final de um torneio no formato mata-mata.

No ano passado, a equipe que era comandada por Cuca foi batida por 2 a 0 na partida de ida da semifinal da Libertadores, para o Newell’s Old Boys, na Argentina. Já na final, do mesmo torneio e no mesmo ano, novo tropeço no primeiro confronto, pelo mesmo placar, desta feita para o Olímpia, no Paraguai. Porém, nas duas vezes, o Atlético repetiu o placar atuando ao lado do seu torcedor e ficou com a classificação e depois o título, decidindo nos pênaltis.

“Não é nenhuma novidade, a gente já reverteu uma situação assim na Copa do Brasil, é transformar o Mineirão mais uma vez em caldeirão para buscar a reversão do resultado”, observou o goleiro Victor, que esteve presente nos dois jogos de 2013 e foi o herói nos pênaltis.

Neste ano, a equipe já viveu o drama de precisar reverter uma derrota grande diante do seu torcedor e mais cedo. Nas quartas de final da Copa do Brasil, a equipe de Levir Culpi foi batida pelo Corinthians, por 2 a 0, em São Paulo. Em desvantagem, o time jogou no Mineirão e chegou a sair atrás do marcador, mas conseguiu a virada e a vitória por 4 a 1, necessária para garantir a classificação para a semifinal.

“A gente está confiante, sabemos que teremos uma guerra pela frente, mas é uma situação que nós jogadores e torcedores atleticanos estamos acostumados a vivenciar, a gente não se abala pelo resultado, sabemos que podemos reverter o quadro como fizemos contra o Corinthians”, analisou Levir Culpi.

Para repetir o sucesso que teve na campanha final da Libertadores de 2013 e também contra o Corinthians este ano e assim, não sofrer a terceira eliminação na semifinal da Copa do Brasil, o Atlético aposta em clima de caldeirão no Mineirão, que receberá novamente o duelo de volta contra o Flamengo, na quarta-feira.

“Dois a zero condiz com o que foi a partida, o Flamengo foi eficiente, principalmente no segundo tempo, não era o que a gente esperava, mas mais uma vez temos de lotar o Mineirão, superar, para reverter o quadro. Não tem nada decidido, já conseguimos e é possível conseguir novamente, como aconteceu contra o Corinthians”, observou Victor.