Topo

Fla nunca foi eliminado após abrir dois gols de vantagem na Copa do Brasil

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2014 06h00

Por mais claro que possa parecer, Vanderlei Luxemburgo, jogadores e diretoria do Flamengo evitam qualquer comentário sobre a boa vantagem construída na semifinal da Copa do Brasil após a vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 0 na última quarta-feira. A palavra favoritismo é praticamente proibida no clube da Gávea. Ainda assim, os números ajudam a mostrar que a situação dos cariocas é bem favorável diante dos mineiros.

Em 23 oportunidades que o Flamengo abriu dois ou mais gols de vantagem em um jogo de ida da Copa do Brasil, o time nunca foi eliminado na partida de volta. O bom desempenho nas 17 edições do torneio mata-mata ajudou o Rubro-negro a conquistar três títulos e pode ser decisivo para levar o time a mais uma final.

“Não tem que pensar nessas coisas agora. Temos que manter a mesma pegada lá no Mineirão. A Copa do Brasil é uma competição perigosa e não podemos nos enganar com números”, alertou Gabriel.

“Existe uma vantagem, mas estamos apenas no intervalo. E os únicos números lembrados por nós agora são os do Campeonato Brasileiro. Temos sete jogos para conseguir o nosso objetivo [não ser rebaixado]. Depois vamos pensar na Copa do Brasil, que é uma situação que apareceu para nós”, endossou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Outros números impressionantes a favor do Flamengo dizem respeito ao desempenho do clube nos últimos anos da Copa do Brasil. Caso mantenha a vantagem no jogo da próxima quarta-feira e avance à decisão desta temporada, o clube chegará a sua quinta final nas últimas oito edições disputadas – foi finalista em 2003, 2004, 2006 e 2013, sendo eliminado apenas em 2005, 2009 e 2011.

“Esse grupo tem jogado muito bem. E é um elenco que reúne humildade, para respeitar os adversários, e personalidade para jogar. É uma combinação que dá certo. Soubemos montar uma equipe que joga de acordo com o que precisamos”, explicou Luxemburgo, ao comentar mais uma vitória e a vaga bem encaminhada.

Com o resultado positivo na última quarta-feira, o Flamengo pode até perder por um gol de vantagem que mantém a escrita na Copa do Brasil e avança à final. Caso marque um ou mais gols fora de casa, só perderia a vaga na decisão em caso de derrota por três gols.