Topo

Torcida se inspira em duelo histórico de 1981 que revoltou atleticanos

Do UOL, em Belo Horizonte

30/10/2014 13h00

A torcida do Atlético-MG segue acreditando na classificação para a inédita final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, mesmo com a derrota para o Flamengo, por 2 a 0, no Maracanã, no primeiro jogo das semifinais. Além de reeditar o lema “eu acredito”, marcante na conquista da Libertadores de 2013, os torcedores criaram outra motivação para o time mineiro.

A eliminação da Libertadores de 1981, contra o Flamengo, marcada por arbitragem polêmica do árbitro José Roberto Wright, virou motivo para os atleticanos. A iniciativa ganha força nas redes sociais com o bordão “Galo jogue por 1981”.

Os torcedores mostram confiança em nova virada, mesmo com a derrota no Maracanã. “Eu poderia desistir, dizer que já era, mas o Newell’s, Olímpia e Corinthians não deixam”, disse Marquinhos Bastos no Twitter, referindo-se jogos em que o Atlético reverteu a vantagem dos adversários.

Na quartas de final da Copa do Brasil, o Atlético também foi derrotado no jogo de ida por 2 a 0, contra o Corinthians. Na partida de volta, o time mineiro goleou os paulistas por 4 a 1 no Mineirão e avançou na competição.

“Voltamos a velha história, que por acaso vem dando certo aqui, ainda tem mais 90min no caldeirão”, escreveu Leonardo Lilis. “Gostaria deixar uma mensagem para torcida e jogadores. Não chegamos tão longe para desistir, temos que jogar com coração”, afirmou Vítor Rafael. “Nada é impossível para o Atlético, já revertermos várias vezes e vamos fazer isso de novo”, observou Yasmin Souza.

Assim como os torcedores, o técnico Levir Culpi mostra confiança na recuperação atleticana. “As palavras de motivação são parecidas em todos os clubes. Com a gente não é diferente. A gente sabe que pode acontecer, temos condições de reverter. É só não desanimar, concentrar e não procurar culpados, coisa de quem perde uma partida. Se tivermos focados, poderemos reverter essa situação. Vamos ter chances para fazer gols”, disse o treinador.

Duelo polêmico 

Atlético e Flamengo fizeram o jogo de maior rivalidade e polêmica em 1981, pela fase final da Libertadores. Empatados no primeiro lugar do grupo 3, as equipes fizeram um jogo extra, em campo neutro, em Goiânia. As duas partidas anteriores tinham ficado empatadas em 2 a 2, uma no Mineirão e outra no Maracanã. A partida extra ocorreu em 21 de agosto, no Serra Dourada, que recebeu mais de 70 mil torcedores. A partida durou apenas 37 minutos.

Aos 20 minutos, iniciou a confusão que mudaria o rumo da partida. O atacante Reinaldo cometeu falta em Zico, no meio de campo, e foi expulso, sem ter recebido cartão amarelo. Pouco tempo após a expulsão de Reinaldo, o ponta-esquerda Éder também recebeu cartão vermelho, depois de discutir com o árbitro.

A comissão técnica alvinegra invadiu o gramado. Depois de nova confusão, Chicão e Palhinha também foram expulsos, além do técnico Carlos Alberto Silva e de todo o banco alvinegro, que levou cartão vermelho coletivo.

Apesar do tumulto, a partida recomeçou, mas João Leite caiu no gramado, reclamando de dores na perna. Nova confusão e José Roberto Wright expulsou o goleiro. A partida foi dada por encerrada pelo árbitro porque faltou o número legal de jogadores. Posteriormente, o Flamengo foi declarado vencedor do confronto, pelo placar de 1 a 0, e acabou campeão da Libertadores daquele ano, ao bater na final o chileno Cobreloa.