Topo

Derrota reduz ritmo de compra de ingressos para 4ª, Levir crê em "resposta"

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

01/11/2014 06h00

O pensamento no Atlético-MG está voltado para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, no Mineirão, mesmo tendo duelo contra o Atlético-PR neste domingo. Após a derrota no Rio de Janeiro, no entanto, a torcida atleticana mostrou desânimo na compra de ingressos, com redução no ritmo da comercialização antecipada. Internamente, porém, o técnico Levir Culpi já tem armas para motivar o elenco e manda recado para o time rubro-negro. “Vamos dar a resposta”.

Desde a quinta-feira, dia seguinte à derrota por 2 a 0 para o Flamengo no Rio de Janeiro, a torcida atleticana pouco compareceu às bilheterias. Foram vendidas apenas 2.739 entradas em dois dias de vendas, demonstrando o desânimo do torcedor. Na quarta-feira, tinham sido vendidos 23.712 ingressos. Até a noite de sexta, foram comercializados, no total, 26.451 bilhetes. 

A diretoria atleticana, que trabalhou inicialmente com previsão na casa de 50 mil pessoas, hoje, já acredita que o público ficará em torno de 35 mil torcedores. Porém, mesmo que em menor número, o clube deverá conseguir lucrar quase R$ 3 milhões com o duelo que acontecerá no Mineirão.

Se por parte da torcida o desânimo é aparente e interfere na venda de ingressos, após a derrota no Rio de Janeiro, os jogadores e a comissão técnica mostram que o foco no dia a dia é todo o jogo da volta da Copa do Brasil. A partida contra o Atlético-PR, mesmo importante para o Atlético se fixar no G4 do Brasileiro e se manter mais próximo de São Paulo e Cruzeiro, vice e líder, ficará em segundo plano em termos de importância.

Levir Culpi poupará alguns jogadores para o duelo, visando a partida pela Copa do Brasil. O treinador não esconde, nas suas declarações, que pensa no confronto contra o time carioca e já prevê até mesmo uma revanche pela derrota sofrida no Rio de Janeiro.

“Você tem de se abraçar com quem está do seu lado. Os jogadores estão bem fechados, estamos bem, a comissão técnica. Sabemos que vamos ter a retaguarda do torcedor que é importante. Não vamos deixar passar o 2 a 0, não vamos engolir desta forma. Vamos dar a resposta. Isso vai exigir 100% de todos, se a gente chegar ao 100% a chance da gente reverter é grande”, disse Levir Culpi.

O treinador já tem, até mesmo, as estratégias para motivar o time na busca pela classificação inédita para a decisão. Uma delas, é o rótulo de freguês que o Atlético ganhou após mais uma derrota para o Flamengo. Jornais do Rio de Janeiro chamaram a equipe alvinegra de “freguesão”.

“Não sou adepto desta coisa de fulano falou isso ou aquilo. A confiança tem de sair da nossa união e do nosso trabalho. Mas algumas coisas que acontecem na mídia expõem alguma coisa e mexem com a vaidade. A gente quer fazer uma coisa bonita e deixar o torcedor feliz. A história é esquisita realmente, está na hora da gente fazer bonito”, afirmou Levir Culpi.

O treinador reconhece a necessidade de uma vitória em Curitiba, no domingo, para amenizar o gosto da derrota e crê em rápida motivação do elenco atleticano para o duelo pela Copa do Brasil. “Não existe limite para uma equipe quando os fatores são favoráveis. As equipes se alternam, porque os fatores favoráveis e desfavoráveis são imprevisíveis”, analisou.

“É fácil você desestabilizar o time em um ou dois jogos ou estabilizar o time em dois jogos. É um problema no Brasil e a gente tem de saber lidar com isso. Não temos de poupar esforços agora, temos de ser inteligentes, recuperar os jogadores para que fiquem bem fisicamente”, ressaltou Levir Culpi.

O histórico positivo atleticano nos momentos de decisão desde a temporada passada também serve de motivação para o técnico. “O que aconteceu no Maracanã dificilmente vai acontecer no Mineirão, os dois gols, como saíram. Mas futebol é bom por isso, por esta emoção. Você não consegue fazer programação por onde vão atacar, sai diferente, você não consegue conte-la. Da mesma forma, você faz quatro gols”, disse.