Topo

Conquistar novamente a tríplice coroa vira motivação no Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/11/2014 20h13

A campanha do Cruzeiro na atual temporada é muito parecida com a de 2003, quando faturou a tríplice coroa com a conquista do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão daquele ano. A possibilidade real de repetir o feito em 2014 serve de motivação extra para o elenco comandado por Marcelo Oliveira.

Na semifinal da Copa do Brasil e na liderança do Brasileirão a seis rodadas do fim, o time de Belo Horizonte contabiliza um aproveitamento de 71,14%, número ligeiramente inferior ao obtido na trajetória histórica de 2003, de 76,81%.

Se vencer as partidas que tem até o fim do ano, o atual campeão nacional se aproximará ainda mais do rendimento, já que pode atingir 74,56%. O fato, contudo, não se restringe à possibilidade de igualar o desempenho, mas, sim, o número de títulos.

“Perdemos alguns jogos, o pessoal de fora começou a falar, colocar isso e aquilo, mas o grupo se fechou e demonstrou confiança um no outro. O objetivo é grande, temos a possibilidade de conquistar uma tríplice coroa novamente, o que foi feito em 2003”, observou Ricardo Goulart.

A atual temporada tem uma diferença em relação àquela, quando a disputa do time mineiro ficou restrita a três competições. Em 2014, o Cruzeiro disputou a Copa Libertadores e foi eliminado nas quartas de final pelo San Lorenzo, da Argentina. 

Mesmo com a saída precoce do torneio continental, o plantel não se abalou e manteve o padrão elevado. Lucas Silva assegura que o time celeste entra bastante motivado para alcançar o título.

“Somos líderes do Brasileiro, estamos em um momento fantástico. Temos a possibilidade de fazer história pelo Cruzeiro e levantar mais dois títulos. Eles não estarão mais motivados que nós, não acredito que estejam mais bem treinados ou preparados”, afirmou o volante celeste.

O primeiro passo para alcançar uma nova tríplice coroa foi dado em abril, na conquista do Mineiro sobre o arquirrival Atlético-MG. Agora, o time tenta passar pelo Santos na semifinal da Copa do Brasil e se distanciar cada vez mais do vice-líder São Paulo no Brasileirão.