Topo

Cruzeiro estraga noite do Santos com gol no fim e vai à final da Copa do BR

Do UOL, em São Paulo

06/11/2014 00h01

O Cruzeiro empatou por 3 a 3, mas vai à final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira a equipe mineira não conseguiu vencer o Santos na Vila Belmiro, mas decidiu no fim. E até dez minutos do fim do jogo, era o Santos que estava na final. Apesar de grande atuação do jovem atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, o time da casa viu um momento de desatenção se transformar no gol de William, que colocou os mineiros na decisão.

Fases do jogo

O Santos começou empatando o confronto: gol de Robinho, mesmo herói da classificação nas semifinais da Copa do Brasil de 2010, contra o Grêmio. O ídolo santista recebeu do jovem Gabriel após tabela entre Arouca e Rildo, e completou para o gol. A bola ainda tocou em um defensor cruzeirense antes de morrer no gol de Fábio.

Com o resultado agregado empatado, o Cruzeiro foi ao ataque. E foi igualmente fácil balançar as redes adversárias. Na primeira boa oportunidade, Ceará cortou Mena com belo drible, chutou para o gol e viu o goleiro Aranha espalmar para os pés de Marcelo Moreno, como se fosse uma assistência. O centroavante boliviano só rolou para as redes e comemorou.

No primeiro tempo, a partida foi disputada e aberta, com ofensividade das duas equipes. O Santos ainda teve grande chance em passe de Robinho para Rildo. O atacante errou por muito, no entanto, ao receber quase na pequena área.

Depois, Rildo caiu na área enquanto era marcado pelo zagueiro Léo. A arbitragem viu pênalti e assinalou. Robinho deixou para que Gabriel cobrasse e convertesse: 2 a 1 para o Santos.

Na segunda etapa, os técnicos tentaram corrigir os mesmos pontos em suas equipes. Enderson Moreira e Marcelo Oliveira trocaram os laterais esquerdos. Mena deu lugar a Caju, e Egídio saiu para a entrada de Samudio.

Na mesma velocidade em que terminou o primeiro tempo, o Santos recomeçou o jogo. Em bela jogada armada por Robinho, que jogou mais próximo do meio de campo do que do ataque, Lucas Lima recebeu e tocou para Gabigol na ponta direita. O jovem cruzou rasteiro e Rildo completou, para ampliar e colocar o Santos à frente.

No fim da partida, quando a partida parecia definida a favor dos donos da casa, o Cruzeiro pegou o Santos e Edu Dracena em momento de desatenção e marcou com Willian. O atacante ainda fez mais um nos acréscimos para fechar o placar. 

O melhor: Gabigol

Atuação indiscutível. Não se espera tanto dos mais jovens nos jogos mais decisivos, mas Gabigol demonstra a tranquilidade de quem joga profissionalmente há mais de uma década. Deu dois passes para gol, sem afobação. Quis cobrar o pênalti, e apenas ouviu conselhos de Robinho.

O pior: Henrique

Experiente, bom em decisões, ex-jogador do Santos e conhecedor da Vila Belmiro. Dele se esperava uma boa atuação. Mas foi o contrário. Se por um lado conseguiu anular boa parte das ações de Lucas Lima, por outro não conseguiu enxergar a movimentação de Robinho, que por várias vezes recuou para o meio de campo para iniciar jogadas. Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, jogadores de seleção brasileira e atuais destaques do Cruzeiro, também tiveram atuações apagadas.

Toque dos técnicos

Enderson Moreira enxergou o jogo que fez no Mineirão, que acabou com derrota por 1 a 0. Viu que Gabigol no centro da área, numa espécie de falso 9, não funcionou. Assim como Lucas Lima, sozinho na armação. Robinho recuou, veio ao meio de campo. Gabigol saiu da área. E, assim, o Cruzeiro foi desmontado.

Para lembrar

As finais da Copa do Brasil acontecem nos dias 12 e 26 de novembro.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 3 CRUZEIRO

Data: 5 de novembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA-ASP-FIFA)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-FIFA) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE-FIFA)

Cartões amarelos: Lucas Lima e Rildo (Santos) / Fábio, Egídio, Lucas Silva e Willian (Cruzeiro)
Gols: Robinho, Gabriel Barbosa e Rildo (Santos) / Marcelo Moreno e Willian (2) (Cruzeiro)

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Mena (Caju); Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho (Jorge Eduardo).
Técnico: Enderson Moreira

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Léo, Dedé (Bruno Rodrigo) e Egídio (Samudio); Henrique, Lucas Silva, Éverton Ribeiro (Julio Baptista) e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno.
Técnico: Marcelo Oliveira