Topo

Condição do gramado do Mineirão preocupa para a final da Copa do Brasil

Bernardo Lacerda e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

25/11/2014 06h05

O gramado do Mineirão tornou-se um ingrediente a mais para a finalíssima da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h, entre Cruzeiro e Atlético-MG. No domingo, quando o time celeste venceu o Goiás no local, o campo ficou completamente alagado devido à tempestade na capital mineira. Com previsão de chuva no dia da decisão, os jogadores temem dificuldades no desenrolar da partida, enquanto a Minas Arena se justifica, informando que o gramado foi implantado de acordo com as normas exigidas pela Fifa.

Presente no jogo que confirmou o título brasileiro antecipado, Marcelo Moreno explica que a condição do gramado não é favorável ao padrão adotado pelo mandante. “Dificulta muito. A gente não via o campo do Mineirão desse jeito há muito tempo”, afirmou o atacante.

“Acredito que vai melhorar. O pessoal do estádio vai fazer de tudo para que o campo esteja bom, para que a gente faça um grande jogo para dar tudo certo”, comentou Marcelo Moreno.

E o centroavante celeste não está sozinho. “Pode dificultar, mas independente de como vai estar o gramado, o tempo, vamos fazer o nosso melhor para buscar esse título aí para a gente”, endossou Everton Ribeiro.

Pelo lado do Atlético também existe preocupação. Diego Tardelli, no entanto, crê que uma possível chuva pode ser benéfica para o visitante, que venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e pode se sagrar campeão até com um revés.

“Prejudica os dois clubes, os dois times serão prejudicados, times que sabem jogar, colocam a bola no chão, a gente estava comentando sobre isso, fica mais truncado, se vier a chover, pode ajudar o Atlético. A gente está preparado para chuva, para um raio que caia em campo, qualquer coisa”, afirmou.

Victor compartilha a opinião dos demais jogadores e lamenta que o palco de uma semifinal da Copa do Mundo apresente problemas no gramado para a finalíssima da Copa do Brasil.

“Se tiver que chover, teremos que jogar do mesmo jeito, ideal seria que não chovesse, pela condição do gramado, está bastante castigado nas laterais, em algumas áreas, ideal era que não chovesse, uma pena que o Mineirão não esteja na sua melhor condição do gramado, mas será ruim para os dois”, declarou.

Motivado pelos questionamentos dos jogadores, o UOL Esporte consultou a Minas Arena para saber qual o motivo do alagamento do gramado no jogo desse fim de semana, o qual decidiu o Campeonato Brasileiro.

A assessoria de imprensa da gestora do estádio alega que o gramado do Mineirão foi construído de acordo com o caderno de encargos da Fifa e constantemente vistoriado por técnicos da entidade. “Uma fibra colocada no gramado por determinação da Fifa faz com que em uma área específica do campo do jogo, na lateral, a drenagem da água da chuva ocorra de forma mais lenta”, informou.

A Minas Arena afirma que o longo período sem chuva também afetou o gramado.  “O esperado por especialistas era que a grama de inverno plantada no estádio para a Copa do Mundo resistiria até o fim da temporada dos campeonatos nacionais, o que não se confirmou devido ao prolongado período sem chuvas em Belo Horizonte, gerando um aspecto diferente do que o público está acostumado a acompanhar no Mineirão”, revelou.

“A concessionária irá utilizar o período de recesso do futebol para realizar os ajustes e trabalhos necessários para que o campo volte a ter um perfeito escoamento da água e a qualidade que sempre apresentou”, complementou a concessionária responsável pelo Mineirão.