Topo

Cruzeiro mira tríplice coroa; Atlético busca título inédito. Final é hoje!

Bernardo Lacerda e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/11/2014 06h00

Com motivações diferentes e objetivo único, Cruzeiro e Atlético-MG fazem, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão, o mais esperado clássico da história, aquele que apontará o campeão da Copa do Brasil 2014. Do lado celeste, o alvo é repetir o feito de 11 anos atrás e ganhar de novo a tríplice coroa. Os alvinegros buscam o primeiro título do tradicional torneio e o fim de um jejum de mais de 40 anos sem uma conquista nacional de expressão.

A vantagem para o segundo jogo da decisão é do Atlético. A equipe alvinegra ganhou o duelo de ida por 2 a 0, atuando no Independência, e poderá perder por diferença de um gol ou até dois, desde que balance as redes no Mineirão, para ficar com o título.  

Ao Cruzeiro restará a missão de vencer por diferença superior a dois gols. Se devolver o placar do jogo de ida, a decisão do título vai para os pênaltis. Ponto a favor da equipe celeste será o fato de atuar no Mineirão, onde manda seus jogos e tem retrospecto positivo.

Os rivais chegam para o duelo com motivações diferentes.  O Atlético busca o título inédito na competição para encerrar um jejum de 43 anos sem conquista nacional de expressão. O time se sagrou campeão Brasileiro em 1971 e desde então busca um título de peso no cenário nacional.

O Atlético colocará em campo a invencibilidade diante do Cruzeiro em 2014. O alvinegro mineiro soma três vitórias, além de três empates, nos seis jogos realizados neste ano. Um dos triunfos sobre o rival celeste aconteceu no Mineirão, no segundo turno do Brasileirão, por 3 a 2, com dois gols do jovem Carlos e um de Diego Tardelli.

“Primeiramente, temos que aprender com aquilo que fizemos. Os adversários tentaram segurar o resultado com o regulamento na mão e não podemos jogar só no nosso campo, esperando o Cruzeiro que tem uma grande equipe. Temos que atacar, incomodar o Cruzeiro também, mas de forma compacta. Temos que aprender com os erros dos adversários para não passar pela mesma situação”, disse o goleiro Victor.

Já o Cruzeiro chega para o duelo com a motivação de ter conquistado de forma antecipada o bicampeonato seguido do Brasileirão, no domingo passado, com a vitória sobre o Goiás, por 2 a 1, no Mineirão. A meta agora é repetir a façanha do time de 2003, que levou a tríplice coroa com os títulos mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão.

O duelo desta quarta-feira é o mais importante da história do clássico mineiro. Nunca Atlético e Cruzeiro decidiram um título nacional. Apesar da decisão histórica, as diretorias dos rivais protagonizaram um briga por causa dos ingressos de visitantes que roubou o brilho do confronto marcante para os torcedores.

Na partida de ida, depois de divergências sobre a carga de ingressos, o Cruzeiro desistiu de contar com a torcida no Independência. Na partida de volta, com direito a batalhas nos tribunais, o Atlético recebeu do rival 1.813 entradas, menos de 5% da carga total. O ingresso, que chegou a ser fixado a R$ 1 mil pelo clube celeste, caiu para R$ 500 por determinação da Justiça.

Em relação às equipes, os dois rivais também chegam vivendo situações diferentes. O Cruzeiro faz mistério em relação a recuperação dos dois laterais, Ceará e Mayke, que se machucaram.  Na defesa, Dedé segue se recuperando de lesão, assim como Alisson no sistema ofensivo. O treinador levará a dúvida também em relação à dupla de volantes. Henrique, Nilton e Lucas Silva disputam duas vagas.

Já o Atlético vive melhor momento no departamento médico. O time que conviveu com lesões durante todo o ano contou com o retorno de Réver, que se recuperou de longo período machucado no tornozelo esquerdo, e dos meias Guilherme e Maicosuel, que voltam após lesões. Luan está confirmado na equipe, que deverá ter dois volantes em campo, Leandro Donizete e Rafael Carioca.

CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG
 
Data: 26/11/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Emerson de Carvalho (SP)

Cruzeiro
Fábio; Mayke (Willian Farias), Leo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi