Topo

Exaltado por atleticanos, Donizete não se intimida com marcação dos rivais

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

26/11/2014 06h00

Leandro Donizete se tornou um dos jogadores de maior importância tática para o time de Levir Culpi. O jogador terá a missão de parar o forte meio de campo celeste, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão. O atleta tem uma receita para se destacar nos clássicos, chegar duro, fazer cara “feia” e não aliviar nas divididas de bola.

O estilo do volante é celebrado pelos atleticanos, que já criaram memes na internet para o volante, com apelidos e exaltando lances mais fortes contra o Cruzeiro. Por outro lado, gera reclamações dos cruzeirenses, que se mostram contrário a forma do atleta em atuar.

O jogador tem sido chamado pela torcida atleticana de “leãodonizete” e de general, pelo poder de pegada. Até mesmo um vídeo com lances ríspidos do atleta no clássico contra o Cruzeiro do segundo turno do Brasileirão, com vitória atleticana por 3 a 2, circulou na internet exaltando a pegada de Donizete.

Curiosamente, após o clássico que também aconteceu no Mineirão, o técnico Marcelo Oliveira reclamou bastante das faltas de Donizete e pediu a expulsão do atleta. “Isso mudaria (expulsão). Toda expulsão acaba mudando. Jogar com um atleta a menos com esse poder físico que os times têm faz toda a diferença. Achei que ele segurou cartão no começo do jogo e fiquei sabendo que o primeiro gol foi impedido. Serve como registro, mas não adianta de nada”, afirmou o treinador celeste à época.

O volante, sem deixar a polêmica de lado, rebateu as reclamações dos jogadores celestes e principalmente dos torcedores. “É brincadeira, não pode relar nessas meninas, é f... mas faz parte, deixa eles falarem aí, não fiz mal para ninguém, mas eu chego o pau mesmo, não tem brincadeira, não. Não estou aqui para brincar com ninguém não, principalmente em clássico, tem de chegar firme. A equipe deles é muito boa, mas às vezes eles ficam com um pouco de medo", disse Leandro Donizete, em entrevista à Rádio 98 FM.

 

Apesar do estilo de jogo pegado, sem aliviar nas divididas de bola, principalmente em clássicos, Leandro Donizete não tem eu seu currículo histórico de muitas expulsões. O atleta levou cartão vermelho apenas uma vez diante do maior rival em 2012, no clássico do segundo turno do Brasileirão, vitória atleticana por 3 a 2, quando discutiu com Tinga, que também foi excluído da partida.

Os companheiros de Atlético defendem o estilo de Donizete e ressaltam a importância do jogador na equipe. “Ele chega forte, mas é sempre leal, um grande jogador, tem importância grande no nosso esquema defensivo, ajuda na proteção da defesa. É um grande jogador”, ressaltou Marcos Rocha.

O volante não esconde que adota uma postura diferente e de mais pegada quando enfrenta o maior rival. Para Donizete, em clássicos, juízes deixam o jogo correr e com isso, é possível chegar mais firme na marcação. Leandro Donizete foi contratado pelo Atlético em 2012, por indicação do técnico Cuca. Desde então, se tornou peça fundamental para o esquema tático do antigo treinador e agora de Levir Culpi.

Os números do atleta contra o Cruzeiro são altamente positivos, situação que deixa os torcedores alvinegros mais animados. Foram seis vitórias, três empates e somente duas derrotas para o rival com o volante em campo.