Topo

Gestora do Mineirão não garante gramado em boas condições na final

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/11/2014 13h31

A Minas Arena faz um tratamento no gramado do Mineirão para que o local reúna condições ideais para a final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h, entre Cruzeiro e Atlético-MG. Embora o processo tenha se iniciado na segunda-feira, um dia após o jogo que deu o título brasileiro ao time celeste, a gestora do estádio não assegura que o campo estará apto para a prática do futebol.

 Representante da concessionária, Rivelle Nunes garante que a empresa faz a sua parte para minimizar os efeitos das chuvas que assolam Belo Horizonte e que podem castigar a cidade na horário do embate.

“Eu não posso afirmar que estará melhor também, depende da chuva. Eu não sei se o tratamento vai dar resultado. A gente está fazendo de tudo para que o gramado tenha boas condições de jogo com essa descompactação”, afirmou ao UOL Esporte.

“Não posso garantir que o campo tenha condição normal de jogo. A Minas Arena está fazendo de tudo para que o gramado tenha boas condições para hoje à noite”, acrescentou.

Visando o maior clássico da história de Minas Gerais, a empresa responsável por administrar o Gigante da Pampulha aplicou uma técnica de ‘descompactação do gramado’ na segunda-feira e voltou a realizá-la nesta manhã.

“Estamos fazendo uma descompactação do gramado. Isso consiste em fazer furos no gramado para que a fibra que está abaixo do gramado não impeça tanto a drenagem da água da chuva”, concluiu Rivelle.

Nessa terça-feira, a assessoria de imprensa da Minas Arena informou ao UOL Esporte que o gramado do Mineirão foi construído de acordo com o caderno de encargos da Fifa e constantemente vistoriado por técnicos da entidade.

"Uma fibra colocada no gramado por determinação da Fifa faz com que em uma área específica do campo do jogo, na lateral, a drenagem da água da chuva ocorra de forma mais lenta".

A Minas Arena ainda afirmou que o longo período sem chuva também afetou o gramado.  “O esperado por especialistas era que a grama de inverno plantada no estádio para a Copa do Mundo resistiria até o fim da temporada dos campeonatos nacionais, o que não se confirmou devido ao prolongado período sem chuvas em Belo Horizonte, gerando um aspecto diferente do que o público está acostumado a acompanhar no Mineirão”, revelou.

“A concessionária irá utilizar o período de recesso do futebol para realizar os ajustes e trabalhos necessários para que o campo volte a ter um perfeito escoamento da água e a qualidade que sempre apresentou”, complementou a concessionária responsável pelo Mineirão.