Topo

Título brasileiro motiva Cruzeiro a superar desgaste ante rival descansado

Bernardo Lacerda e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/11/2014 11h00

O Cruzeiro entra mais desgastado que o Atlético-MG na finalíssima da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão. Enquanto Levir Culpi teve oportunidade de descansar os titulares nas rodadas do Brasileirão que antecederam o jogo, Marcelo Oliveira foi obrigado a escalar os principais nomes, já que precisou ratificar o título nacional no domingo passado, diante do Goiás, na vitória por 2 a 1.

Em virtude da necessidade de escalar os seus principais nomes nos embates do Campeonato Brasileiro, o técnico celeste teve que trabalhar para reduzir o desgaste dos atletas às vésperas do principal clássico da história. Na segunda-feira, os atletas fizeram um regenerativo na piscina da Toca da Raposa II, enquanto a atividade do dia seguinte foi um treino tático fechado à imprensa e um recreativo para os reservas.

Willian deixaria o campo no compromisso de domingo, contra o Goiás, alegando cansaço muscular. O atleta teve que permanecer no gramado por 90 minutos devido às substituições realizadas por Marcelo Oliveira. Apesar disso, ele assegura que está em condições de atuar nesta quarta-feira.

“Estou 200%, preparadíssimo. É reta final e estou super bem, graças a Deus. Terminei o jogo bem. Estou aqui para ajudar e espero que juntamente com os companheiros a gente possa superar isso. Conseguimos um conforto bacana e que, na quarta-feira, a gente possa correr como nunca”, afirmou o jogador, negligenciando o cansaço.

O médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, faz o acompanhamento diário do elenco e explica que as atividades são programadas conforme os jogos realizados e as necessidades de cada atleta.

“A gente programa as atividades antes dos jogos. Dá para ter um quadro antes de o jogador entrar em campo para saber o que será necessário trabalhar nos treinamentos. É claro que podemos realizar ajustes de acordo com as especificidades”, disse Sérgio Freire Júnior ao UOL Esporte.

Pelo lado do Atlético, Diego Tardelli destaca que o arquirrival entra em campo mais desgastado. “Também, repouso nosso foi importante este final de semana, o Cruzeiro vem em um desgaste maior, é nítido, a gente observa isso nos jogos, tomara que bata o cansaço em alguns jogadores na quarta-feira. A gente está preparado para a decisão”, declarou.

Se, por um lado, o cansaço é um fator que pode atrapalhar, por outro, o Cruzeiro se motiva ainda mais com o título brasileiro. Os jogadores, contudo, ressaltam a necessidade de reduzir os excessos nas celebrações.

“Dormi um pouco só depois do título, fiquei relembrando a conquista. Também estou ansioso para este jogo que está por vir. É final, todos querem jogar, independentemente de estar cansado ou não”, disse Marcelo Moreno.

“O título brasileiro nos dá uma confiança a mais. Isso era importante para cada um dos jogadores. A gente queria isso, queríamos ser campeões brasileiros, chegar com moral e impor respeito dentro do Mineirão”, completou o boliviano.