Topo

Atlético-MG age rápido e 'abafa' título brasileiro conquistado pelo rival

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

27/11/2014 00h10

Em 2013, o Atlético-MG foi campeão da Libertadores e, pouco tempo depois, o Cruzeiro deu a resposta e sagrou-se campeão brasileiro, diminuindo o impacto da conquista alvinegra. Agora, em 2014, o filme se inverteu. O clube celeste foi campeão nacional novamente, no domingo, mas o rival alvinegro conseguiu abafar a festa do rival, com a conquista da Copa do Brasil nesta quarta-feira.

No ano passado, a festa do Atlético foi grande com a conquista do título inédito da Libertadores, celebrado diante do Olímpia, justamente no Mineirão, casa oficial do Cruzeiro. Os torcedores comemoraram nas ruas de Belo Horizonte e o clube organizou uma festa na Praça Sete, uma semana depois, para celebrar a conquista.

A festa, porém, durou pouco. O Atlético deixou o Brasileirão de lado para priorizar a disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos. Mas, nesse meio tempo, viu o rival dominar o cenário nacional e se sagrar campeão brasileiro, com facilidade e rodadas de antecedência, fato que abafou o ano de felicidade dos atleticanos.

A festa do rival nas ruas de Belo Horizonte serviram como forma de troco imediato em cima do Atlético, que havia conquistado a Libertadores. Para piorar, o planejamento traçado pelo alvinegro mineiro para o Mundial do Marrocos falhou, o time foi apenas o terceiro colocado e deixou o final de ano com gosto melhor para os cruzeirenses.

O Atlético foi derrotado ainda no primeiro jogo, na semifinal do Mundial, surpreendentemente para o Raja Casablanca. Na disputa pelo terceiro lugar, bateu o Guanghzou Evergrande, ficando com a terceira colocação do campeonato. O técnico Cuca, grande nome do clube, anunciou a sua saída do time logo depois da competição.

Este ano, o time alvinegro consegue dar o troco e com tempo ainda menor para comemoração do clube celeste. O Cruzeiro ficou com o título nacional, o bicampeonato seguido no domingo, ao vencer o Goiás por 2 a 1, no Mineirão, conquista que chegou com duas rodadas de antecipação.

Porém, três dias depois, quem deu a volta olímpica é o Atlético, que consegue dar a resposta rapidamente e deixa o seu torcedor em festa nas ruas de Belo Horizonte, com o título inédito da Copa do Brasil e mais uma vez conquistado no Mineirão.