Topo

Os nomes que fizeram o Atlético-MG se recuperar após a saída de Ronaldinho

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

27/11/2014 12h00

Ronaldinho Gaúcho conquistou três títulos pelo Atlético-MG em dois anos de clube. O último, da Recopa, marcou a saída do camisa 10 da equipe alvinegra. Quatro meses depois, o time atleticano mostrou recuperação e que não sentiu tanto a falta do seu camisa 10 e conseguiu um título inédito na história atleticana.

O camisa dez foi uma das peças fundamentais para o principal título conquistado pelo elenco, a Libertadores de 2013. Ronaldinho Gaúcho foi determinante em muitos jogos e um dos atletas de maior importância na campanha vitoriosa. No mesmo ano, o Atlético sagrou-se campeão mineiro, também com boa participação do craque.

Em agosto, veio a terceira e última conquista, a Recopa, diante do Lanús. Porém, ao contrário do ano anterior, em 2014, o armador vivia fase ruim e já não era tão importante e decisivo ao time. Ele foi titular nos dois jogos diante do clube argentino, mas acabou sendo substituído em ambos no segundo tempo.

As modificações durante os jogos e as atuações ruins fizeram com que Ronaldinho Gaúcho antecipasse a sua saída do Atlético. Pressionado por Levir Culpi, que não se mostrava satisfeito com as atuações do armador, o camisa dez acertou a sua rescisão contratual, no final de julho.

Para suprir a carência de perder seu jogador mais criativo e seu grande nome, com peso internacional, o técnico Levir Culpi apostou em três nomes: Guilherme, que apresenta características semelhantes e se tornou a opção para a armação; Dátolo, que assumiu o papel fundamental de passes decisivos para gols, e Diego Tardelli, para evitar a lacuna na idolatria da torcida.

E o resultado foi melhor do que o esperado pela comissão técnica e diretoria. A resposta em campo foi rápida e o clube mostra, que ao menos em relação ao futebol, não sentiu falta de Ronaldinho Gaúcho. Guilherme se tornou titular e mesmo sem ter grande sequência de jogos, sempre convivendo com lesões e sem ter 100% da confiança dos torcedores, teve boas atuações, como diante do Corinthians no segundo jogo das quartas de final e ganhou moral com o treinador.

Dátolo, que ganhou espaço com a saída de Ronaldinho Gaúcho, também vem se destacando e foi um dos grandes nomes do time atleticano. O argentino, mesmo não atuando como armador, se destaca pelos passes decisivos para os companheiros, com 19 assistências diretas para gols, superou a marca do antigo armador de 2013, que deu 17 passes.

Já Diego Tardelli desempenhou papel importante com o torcedor. A saída de Ronaldinho fez o Atlético perder o ídolo. O camisa nove, aos pouco assumiu o seu papel de xodó do torcedor e com atuações decisivas virou o principal nome do Atlético. O atacante, que ajuda na armação é o principal artilheiro atleticano com 18 gols.