Topo

Bicampeão brasileiro, Cruzeiro acumula insucessos em torneios de mata-mata

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/11/2014 16h19

O Cruzeiro coroou dois anos praticamente perfeitos com o bicampeonato brasileiro seguido. O time, no entanto, apresentou um aproveitamento abaixo da expectativa em competições mata-mata e acumulou dois tropeços consecutivos pela Copa do Brasil e um na Libertadores.

Soberanos na edição passada do Campeonato Brasileiro, os comandados de Marcelo Oliveira chegaram às oitavas de final da Copa do Brasil, mas foram eliminados pelo Flamengo. Após vencerem por 2 a 1, no Mineirão, os atletas celestes perderam, por 1 a 0, no Maracanã, e deixaram a competição.

A equipe obteve também um insucesso na principal competição internacional. A equipe foi eliminada pelo San Lorenzo (ARG), nas quartas de final da edição passada da Taça Libertadores. A saída do torneio ocorreu devido a um revés, por 1 a 0, no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, e a um empate, por 1 a 1, no Gigante da Pampulha.

Nessa quarta-feira, o Cruzeiro acumulou a sua terceira eliminação consecutiva em um torneio de mata-mata. Após duas derrotas seguidas para o arquirrival Atlético-MG – 2 a 0 no Independência e 1 a 0 no Mineirão –, o time azul tornou-se vice-campeão na inédita final de Copa do Brasil.

Ainda houve duas disputas de Campeonato Mineiro. Em 2013, os comandados de Marcelo Oliveira perderam para o maior oponente por 3 a 0 no Horto e, posteriormente, venceram por 2 a 1 no Gigante da Pampulha. Eles terminaram a competição na segunda posição.

Por outro lado, nesta temporada, o Estadual foi levado pelos atletas cruzeirenses. Primeiro colocado na fase classificatória, o time precisava de dois empates para levar o título diante do arquirrival. E foi o que a equipe fez: igualdades por 0 a 0 levaram a taça para a Toca da Raposa II.

Se, por um lado, o Cruzeiro tem dificuldades em torneios de mata-mata desde a chegada de Marcelo Oliveira, por outro, o time foi duas vezes consecutivas o melhor do país, faturando o bicampeonato brasileiro.