Topo

Diante dos anfitriões, Atlético-MG confirma Mineirão como "salão de festa"

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

27/11/2014 00h00

O Atlético-MG conquistou o seu quatro título em duas temporadas no Mineirão, palco do jogo desta quarta-feira e novamente fez valer o apelido de “salão de festas”, como acabou sendo apelidado o estádio pelo torcedor.

A brincadeira surgiu pelo fato de o time atleticano ter o Independência como sua casa principal, usando o Gigante da Pampulha como palco alternativo.

O Mineirão é a casa do rival Cruzeiro, que firmou parceria com a Minas Arena para utilizar o estádio. Porém, o local dá sorte para o Atlético. Nas cinco decisões que disputou no Mineirão, foram quatro títulos conquistados, sendo dois deles na presença maior da torcida rival.

Em 2013, foram duas taças no Mineirão. A primeira veio no Campeonato Mineiro, com vitória, por 3 a 0, no Independência, e derrota por 2 a 1, no Gigante da Pampulha. Apesar do resultado, quem deu a volta olímpica foi o Atlético, que contou com hino do clube, fato que irritou a diretoria celeste.

Pouco depois, a segunda conquista no Mineirão veio na final da Libertadores, quando o Atlético foi o mandante diante do Olímpia. O clube não pode atuar no Independência por determinação da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e mandou o jogo para a Pampulha. A equipe repetiu o 2 a 0 e ficou com o título na disputa de pênaltis.

Nesta temporada, o Atlético conseguiu reviver o clima de “salão de festa”. A primeira vez em 2014, veio na Recopa Sul-Americana, diante do Lanús, com vitória por 4 a 3 na prorrogação e mais uma conquista inédita, com direito a volta olímpica e fogos de artifício.

Agora, nesta quarta-feira, novamente com o Cruzeiro como o mandante e com quase totalidade da torcida presente ao estádio, o Atlético repete o feito e confirma como o time que mais títulos celebrou no Mineirão desde a sua reinauguração, no ano passado visando a Copa do Mundo, ao conquistar o inédito título da Copa do Brasil.