Topo

Libertadores ou da Copa do Brasil? Atleticanos elegem título mais saboroso

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

28/11/2014 09h00

O Atlético-MG conquistou dois dos principais títulos da sua galeria nas duas últimas temporadas. Em 2013, veio a sonhada Libertadores, já na última quarta-feira, a conquista foi a Copa do Brasil, almejada pelos torcedores. Os jogadores atleticanos, inicialmente mostram-se em dúvida, divergem um pouco, mas acabam concordando em um ponto: bater o arquirrival numa final e na casa do adversário tem sabor especial.

As duas conquistas tiveram situações em comum. Em ambas, o Atlético precisou superar derrotas por 2 a 0, no momento decisivo. Em 2013, os algozes foram Newell’s Old Boys e Olímpia, na semifinal e final, precisando dos pênaltis para virar resultados adversos. Nesta temporada, as viradas se deram diante do Corinthians e Flamengo, nas quartas de final e semifinal, com goleadas, por 4 a 1, diante do seu torcedor.

O caminho dos dois torneios e o ar de dramaticidade de ambos fizeram com que o torcedor e jogadores se unissem e criassem clima decisivo. Na Libertadores, o Atlético não sofreu derrota em casa. Agora na Copa do Brasil, o time alvinegro repetiu a força nos seus domínios e somente venceu ao lado do seu torcedor.

Leonardo Silva destaca o ineditismo das duas conquistas. “Título inédito tem uma peculiaridade. A Copa do Brasil é tão importante como uma Libertadores, uma recopa. Tem algo a mais por se tratar de clássico, contra o rival, mas não dá para diminuir os outros títulos. E coloco todas as conquistas em um mesmo patamar, ficamos satisfeitos de conquistar mais um título importante”, disse o zagueiro Leonardo Silva.

O atacante Diego Tardelli não tem dúvidas e considera a Copa do Brasil superior a Libertadores. “Minha sensação, é melhor que Libertadores, ganhar do Cruzeiro, ganhar na final, é gostoso, aqui é nosso salão de festas, quem manda no Mineirão é a gente”, ressaltou.

O volante Leandro Donizete fez coro com o companheiro. “Também acho, é a rivalidade, nunca aconteceu dois mineiros na final, é raro, dificilmente vai acontecer de novo, então ser campeão é diferente, não tem preço, ficar o ano inteiro sem perder deles é maravilhoso, é a rivalidade”, comentou.

 

O lateral direito Marcos Rocha destacou a importância do título da Libertadores. “É o título do momento, a Libertadores foi muito importante, confirmou um trabalho que fizemos. Foi muito comemorado. A Copa do Brasil também é muito importante e tem um gosto bom por ser contra o rival”, disse.

O atacante Luan dividiu a importância das conquistas, mas reconheceu gosto bom em comemorar em cima do rival. “O Atlético queria título de expressão, mas a gente suou tanto para conseguir, não podemos descartar. Mas este título contra o Cruzeiro, nosso rival, jogando no Mineirão, com provocação, título inédito, teve um gosto diferente. Para nosso torcedor foi a Copa do Mundo”, afirmou o atleta, em entrevista a ESPN Brasil.