Topo

Wellington Paulista desencanta, goleiro falha duas vezes e Coritiba avança

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 23h53

Missão cumprida. O Coritiba aproveitou a noite infeliz do goleiro do Villa Nova-MG nesta quarta-feira e venceu o jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil pelo placar de 3 a 0, eliminando assim o duelo de volta – que aconteceria no dia 18, no Couto Pereira – e avançando para a segunda etapa da competição nacional. Wellington Paulista e Leandro Almeida (duas vezes) marcaram os gols alviverdes na partida disputada em Nova Lima (MG).

O Coritiba agora aguarda o vencer do duelo entre Fortaleza e River-Piauí para saber quem encara na próxima fase.

Fases do jogo: O Coritiba precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar em Nova Lima. E contou com uma tamanha ajuda do goleiro. Negueba recebeu na esquerda, cruzou para o meio da área e Wellington Paulista desviou de cabeça; a bola foi no meio do gol, mas Thiago Braga ajoelhou-se no lugar errado e não conseguiu evitar o gol. 1 a 0. Inspirada, Wellington Paulista quase ampliou aos 10min depois de receber passe de cabeça dentro da área, cortar o defensor com estilo e finalizar rasteiro no canto; a bola tirou tinta da trave.

Os dez minutos iniciais deram a impressão que só daria Coritiba, mas não foi o que aconteceu. O time da casa aos poucos foi tomando conta da partida e assustou o gol de Vaná, que aos 14min precisou fazer uma boa defesa após chute de Gabriel Davis. Aos 33min, mais um lance de perigo dos anfitriões com chute de longe de Rafael Gomes. “O importante é que estamos ganhando. Nós temos que tocar mais a bola, para chegar mais a frente”, disse Wellington Paulista na saída para o intervalo. Não foi bem isso o que aconteceu, mas o segundo saiu.

E mais uma vez o Coritiba contou com a ajuda de Thiago Braga. O goleiro saiu mal do gol em cobrança de escanteio e Leandro Almeida, na segunda trave, aproveitou para, sozinho, mandar de cabeça para as redes. 2 a 0 Coritiba, resultado suficiente para evitar o jogo de volta. Mas o time alviverde fez ainda mais. Mesmo com um jogador a menos (Luccas Claro foi expulso aos 30min), conseguiu marcar o terceiro novamente com Leandro Almeida. O zagueiro aproveitou falta cobrada da direita por João Paulo e mandou de cabeça para as redes, garantindo a vaga.

O melhor: Leandro Almeida. Além de ir bem na defesa, deu uma de atacante e foi às redes duas vezes.

O pior: Thiago Braga. Falhou nos dois primeiros gols do Coritiba.

Para lembrar:

De saída. O técnico Marquinhos Santos ganhou um desfalque de última hora para o jogo desta quarta-feira. O meia Dudu até chegou a viajar com a delegação para Nova Lima, mas acertou sua transferência para o Criciúma e ficou de fora da partida.

Marca considerável. Esta foi a centésima partida de Marquinhos Santos no comando do Coritiba.

Desencantou! Ao balançar as redes no primeiro tempo, Wellington Paulista marcou o seu primeiro gol com a camisa do Coritiba.