Topo

Grêmio ainda não sabe se terá sua principal contratação na Copa do Brasil

Cristian Rodríguez (e) corre acompanhado pelo auxiliar de preparação física do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Cristian Rodríguez (e) corre acompanhado pelo auxiliar de preparação física do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/03/2015 14h30

O Grêmio ainda não sabe se contará com o uruguaio Cristian Rodríguez na estreia do time pela Copa do Brasil, no próximo dia 1º, diante do Campinense, na Paraíba. Suspenso na Itália por uma expulsão quando defendia o Parma, Cebolla pegou quatro jogos de suspensão e precisaria cumprir no Brasil. 

O Parma, clube que o meia deixou e que encara falência, sequer enviou alguém para defendê-lo no tribunal. Não havia dinheiro para pagar advogados. Assim, Rodríguez, expulso ao receber o segundo cartão amarelo diante do Atalanta, pelo Italiano, foi punido com quatro jogos de suspensão. 
 
A pena precisaria ser cumprida independente do país onde ele jogue, mas em competições de âmbito nacional. A primeira seria a Copa do Brasil, em que o Grêmio estreia diante do Campinense, no dia 1º, na Paraíba. Mas o departamento jurídico gremista não pensa assim. 
 
Enviou um pedido para conversão da pena em pagamento de cestas básicas ao STJD e ainda aguarda uma manifestação da entidade. A alegação é que o Grêmio não pode ser punido por uma situação em que não teve participação ou chance de defender seu jogador. 
 
Com contrato apenas até o fim de junho, se Rodríguez perder os jogos da Copa do Brasil verá reduzida a marca de partidas que poderá fazer usando azul, branco e preto. O Tricolor já conseguiu sua desconvocação da seleção uruguaia por conta de uma lesão muscular, mas neste caso não teve quase benefício algum pois perdeu o jogador pelo quadro clínico. 
 
Na partida de quarta-feira, Rodríguez segue fora por conta da lesão muscular na coxa esquerda. Ele sequer está trabalhando com elenco, mas afastado em recuperação.