Topo

'Balotelli' muda jogo, Grêmio vence o Campinense mas não evita volta

Yuri Mamute mudou o jogo e o Grêmio venceu o Campinense por 2 a 1, na Paraíba - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Yuri Mamute mudou o jogo e o Grêmio venceu o Campinense por 2 a 1, na Paraíba Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2015 23h53

Ele foi comparado a Mario Balotelli pela imprensa italiana no ano passado. E nesta quarta-feira (01) fez valer tal relação. Yuri Mamute entrou no intervalo e mudou o jogo entre Grêmio e Campinense, pela primeira fase da Copa do Brasil. Com ele em campo, o time gaúcho vence por 2 a 1 e só não atingiu plenamente o objetivo pois não conseguiu evitar o compromisso de volta. 

Braian Rodríguez, que começou a partida, não conseguiu assustar a retaguarda rival em 45 minutos. Teve uma chance, desperdiçou. E bastaram alguns minutos para Mamute mudar tudo. O jovem de 19 anos driblou, correu, chutou, deu vida a um Grêmio que parecia pouco interessado na partida. 
 
O resultado simbolizou a sétima vitória seguida do Grêmio. Só deixou o comando totalmente satisfeito pois não evitou o duelo de volta, marcado para dia 15, em Porto Alegre. Mas neste duelo, o Tricolor avança até mesmo com derrota por 1 a 0. Qualquer empate ou vitória garante a sequência gremista. 
 
No fim de semana, o adversário volta a ser um time do Campeonato Gaúcho. Pela última rodada da primeira fase do Estadual, o rival será o São José. 
 
Fases do jogo: 
A diferença técnica entre Grêmio e Campinense ficou evidente desde os primeiros minutos de jogo. Distantes como Rio Grande do Sul e Paraíba, os times encararam o jogo de maneiras opostas. O Grêmio tentou trocar passes e parecia ciente que em algum momento conseguiria transformar sua supremacia em gols. E esta autossuficiência até atrapalhou em alguns momentos. Enquanto o Campinense jogou como se cada minuto valesse a vida. 
 
A principal chance gremista no início do jogo veio, como esperado, de uma troca de passes. Rhodolfo saiu da defesa, tabelou com Luan e Braian Rodríguez e entrou sozinho. Chutou fraco, no entanto, e perdeu. Já o Campinense também teve sua chegada desenhada pela atuação da equipe. Cruzamento mal feito, rebatida errada da defesa do Grêmio e Reginaldo Júnior ficaria livre na área. Mas errou o domínio, a bola bateu na perna errada e o jogador perdeu uma chance de ouro. 
 
E o primeiro tempo acabou com o Grêmio fazendo pouco para abrir o placar. Em casa, o Campinense esbarrou na incapacidade técnica de seu time. Já o Tricolor não mostrou o mesmo rendimento dos últimos jogos. 
 
No segundo tempo, o Grêmio mudou a partir da entrada de um jogador. Yuri Mamute. O atacante ocupou a vaga de Braian Rodríguez e logo de cara começou a incomodar a defesa oponente. Criou chance após chance. E aos quatro minutos entrou pelo lado esquerdo de ataque, ganhou dos marcadores e cruzou rasteiro para o gol de Douglas. 
 
O Grêmio seguiu em cima. Aos 14, Giuliano enfiou para Matías Rodríguez que, livre, bateu rasteiro e o goleiro Gledson colocou para escanteio. E quando o Grêmio era melhor, o Campinense ganhou um pênalti. Matías Rodríguez cometeu falta dentro da área em Jeferson Recife. Felipe Alves bateu e igualou o placar aos 19. 
 
Mas a igualdade durou apenas três minutos. Aos 22, Giuliano encontrou Luan que encobriu o goleiro e recolocou o Grêmio na frente. Mas foi tudo que aconteceu no jogo. Vitória gremista por 2 a 1 e jogo de volta garantido. 
 
O melhor: Yuri Mamute - Entrou no segundo tempo e fez tudo que o Grêmio não tinha feito na etapa inicial.
 
O pior: Braian Rodríguez - Não conseguiu ser perigoso contra a defesa do Campinense. Sentiu lesão e foi sacado. 
 
Chave do Jogo: A entrada de Mamute - O atacante entrou no intervalo e deu nova vida ao Grêmio. Sem ele, o time parecia longe de vencer. Com ele, mudou totalmente a figura. 
 
Toque dos técnicos - Felipão montou o Grêmio na foração que venceu os últimos seis jogos. Foram dois volantes com boa saída, uma linha de três armadores e um centroavante de ofício. Atrás, quatro zagueiros. Não houve alteração tática na equipe para o compromisso na Paraíba. 
 
Já Francisco Diá usou duas linhas de quatro jogadores e dois atacantes lado a lado. O 4-4-2 apostou na velocidade do quarteto de meio que conseguiu defender-se e sair ao ataque com empenho espantoso. No entanto, a falta de qualidade do time impediu melhor sorte. 
 
CAMPINENSE-PB 1 X 2 GRÊMIO
 
Data: 1º/04/2015 (quarta-feira)
Local: estádio Hernani Sátyro (Amigão), em Campina Grande (PB)
Árbitro: Avelar Rodrigo Silva
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues de Souza e Nailton Júnior de Sousa Oliveira
Cartões amarelos: Matías Rodríguez (GRE), Walace (GRE);
Gols: Douglas, do Grêmio, aos 4 minutos do segundo tempo; Felipe Alves, do Campinene, aos 19 minutos do segundo tempo; Luan, do Grêmio, aos 22 minutos do segundo tempo; 
 
CAMPINENSE-PB
Gledson, Leyrielton (Willian), Jairo, Pedrão e Jeferson Recife; Negretti, Neto, Leandro Santos e Luiz Fernando (Jairo Santos), Reginaldo Junior e Felipe Alves (Leandro Sobral). 
Técnico: Francisco Diá
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon (Walace), Giuliano (Everton), Douglas e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute).
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Ivo Wortmann ficou no banco pois Felipão está suspenso)