Topo

Última estreia do Grêmio na Copa do Brasil teve racismo e derrota em casa

Goleiro Aranha sofreu com racismo vindo das arquibancadas da Arena do Grêmio - Pedro H. Tesch/brazil photo press/estadão conteúdo
Goleiro Aranha sofreu com racismo vindo das arquibancadas da Arena do Grêmio Imagem: Pedro H. Tesch/brazil photo press/estadão conteúdo

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2015 16h15

A Copa do Brasil traz boas lembranças ao Grêmio. Tetracampeão do torneio, o time gaúcho é o maior vencedor com o mesmo número de conquistas do Cruzeiro e mais vice-campeonatos. No entanto, a última estreia foi longe do ideal. Derrota em casa e uma partida marcada por atos de injúria racial. 

Em 28 de agosto do ano passado, o primeiro jogo gremista naquela Copa do Brasil ocorreu na Arena, válido pelas oitavas de final da competição já que os gaúchos disputaram a Libertadores. Sob olhar de mais de 30 mil torcedores, o Tricolor viu Felipão expulso, teve objetos arremessados para dentro do gramado, perdeu por 2 a 0 e o pior veio das arquibancadas. 
 
Torcedores cometeram atos de injúria racial contra o goleiro Aranha, que foi chamado de 'preto fedido' e 'macaco'. A imagem reproduzida pela rede ESPN que transmitia o jogo flagrou a torcedora Patrícia Moreira aos gritos xingando o camisa 1 adversário com palavras deste teor. 
 
O jogo teve grande repercussão. Julgamentos ocorreram no âmbito esportivo e civil. Os aficionados identificados estão proibidos de ir a estádios. O Grêmio foi punido com a perda de três pontos na competição. Como foi derrotado no duelo de ida, não teria como reverter e a volta sequer acabou disputada. 
 
Seis jogadores que estão à disposição de Felipão participaram daquele jogo. Marcelo Grohe, Walace, Giuliano, Luan, Matías Rodríguez e Rhodolfo atuaram. Os gols do Santos foram marcados por David Braz e Robinho. 
 
Nesta quarta-feira, a imagem do último compromisso de Copa do Brasil será apagada. O Tricolor estreia às 22h (horário de Brasília), contra o Campinense, na Paraíba. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, elimina o jogo de volta.