Topo

Reservas do Palmeiras empatam com Sampaio Corrêa e não evitam jogo de volta

Sampaio Corrêa x Palmeiras
1 | 1

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 23h53

Os reservas do Palmeiras empataram com o Sampaio Corrêa em 1 a 1 na noite desta quarta-feira, no Castelão, em São Luís. O resultado na Copa do Brasil não elimina a partida de volta: no dia 12 de maio, o confronto será repetido no Allianz Parque.

Com foco total na final do Campeonato Paulista no domingo, Oswaldo de Oliveira não levou nenhum titular ao Maranhão. O resultado foi um time bastante desentrosado, que teve dificuldades diante dos donos da casa: chegou a sair na frente com Cristaldo, mas sofreu o empate.

Agora, o treinador fecha os treinamentos até o clássico diante do Santos - deve seguir a estratégia do primeiro jogo e não dar pistas da escalação que encara o alvinegro.

Fases do jogo: o primeiro tempo foi lento, com poucas chances e muitos erros de passe. Sem entrosamento, o Palmeiras deu espaços e não criou muito; o Sampaio Corrêa, porém, não conseguiu aproveitar.

Robert teve uma oportunidade para os donos da casa logo aos cinco minutos, mas não alcançou o cruzamento de Pimentinha. Depois, Renato respondeu pelo alviverde: o volante desperdiçou um cruzamento perfeito de Victor Luis, cabeceando para fora dentro da pequena área.

Com dificuldades, os times arriscaram alguns chutes de fora da área. O mais perigoso – e melhor chance da primeira etapa – foi do palmeirense Ayrton, que explodiu no travessão um minuto antes do intervalo.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo assustando, outra vez em chute de fora da área. Alan Patrick acertou um chute venenoso, com muito efeito, mas Milton Raphael conseguiu espalmar.

O jogo continuou truncado, sem muitas chances claras. Cleitinho recebeu em profundidade da na área, a arbitragem errou e marcou impedimento. Apesar disso, Jailson já tinha salvado o Palmeiras com uma bela defesa.

Coube a um jogador em baixa mudar a história do confronto. Cristaldo entrou no segundo tempo, lançou Gabriel Jesus e aproveitou rebote do jovem atacante para abrir o placar. Com 20 minutos para o fim do jogo, o alviverde ficou em vantagem.

Nos dez minutos finais, um erro de arbitragem tirou a chance do empate do Sampaio Corrêa: Robert recebeu na área, driblou Jailson e tocou para as redes. A arbitragem marcou impedimento, mas o centroavante estava na mesma linha da defesa alviverde.

O time maranhense não desistiu e acabou premiado. Pimentinha, principal ameaça ao Palmeiras durante toda a partida, fez boa jogada e cruzou da direita para Cleitinho, meio de ombro, meio de cabeça, marcar o gol. O Sampaio ainda colocou pressão nos minutos finais, e quase chegou ao segundo gol. No fim, empate justo no Castelão.

O melhor: Cristaldo. O argentino entrou na segunda etapa, começou a jogada e apareceu em seguida para aproveitar o rebote e marcar o gol palmeirense. Mudou uma partida que dava sinais de caminhar para o 0 a 0.

O pior: volantes do Palmeiras. Arouca e Gabriel fizeram muita falta. Sem ritmo de jogo, Amaral e Renato não fizeram boa partida: o meio de campo alviverde errou muitos passes e deu bastante espaço para o Sampaio Corrêa jogar. Renato ainda perdeu uma chance clara de gol na primeira etapa.

Toque dos técnicos: O Palmeiras entrou com um 4-2-3-1 similar ao utilizado com os titulares, mas a falta de entrosamento foi evidente. Com poucas opções e preservando jogadores para a final do Paulista no domingo, Oswaldo de Oliveira pouco pôde fazer. O Sampaio Corrêa, jogando em casa, arriscou bastante e tentou ir ao ataque. Apostando na velocidade de Pimentinha, deu vários sustos, mas esbarrou na falta de técnica. O empate foi justo.

Para lembrar:

Torcida animada: uma banda com instrumentos de sopro tocou música ao longo da partida inteira no Castelão, que estava lotado.

Gramado: acostumado com o moderno Allianz Parque, o Palmeiras estranhou a iluminação bem mais modesta no Castelão. No intervalo, Oswaldo de Oliveira disse que o time levou alguns minutos para se acostumar.

Susto: o goleiro do Sampaio, Milton Raphael, mostrou insegurança em alguns lances. Na segunda etapa, quase entregou um gol ao Palmeiras ao dar uma legítima peitada na bola em cobrança de falta.
 

FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA X PALMEIRAS

Local: estádio Castelão, em São Luis (MA) 
Data: 29 de abril de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI) 
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Francisco Nurisman Machado Gaspar (ambos do PI)
Cartões amarelos: Jackson, Tobio, Cristaldo (Palmeiras); Robert (Sampaio Corrêa)
Gols: Cristaldo, 24'/2ºT (0-1); Cleitinho, 41'/2ºT (1-1)

SAMPAIO CORRÊA: Milton Raphael; Daniel Damião, Luiz Otávio, Edvânio e Wilian Simões; Moisés (Robson Simplício), Diones, Raí (Cleitinho) e Válber; Pimentinha e Robert (Edgar)
Técnico: Oliveira Canindé

PALMEIRAS: Jailson; Ayrton, Tobio, Jackson e Victor Luis; Amaral e Renato (Andrei Girotto); Kelvin (Juninho), Alan Patrick e Ryder (Cristaldo); Gabriel Jesus
Técnico: Oswaldo de Oliveira