Topo

Vasco joga mal, mas arranca empate aos 48 do segundo tempo em Cuiabá

Atacante Rafael Silva tenta driblar adversário na Arena Pantanal nesta quarta - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Atacante Rafael Silva tenta driblar adversário na Arena Pantanal nesta quarta Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/05/2015 23h54

Mesmo com uma atuação muito ruim, o Vasco conseguiu um milagroso empate em 1 a 1, aos 48 minutos do segundo tempo, após falta cobrada pelo zagueiro Rodrigo, e se livrou da derrota para o Cuiabá nesta quarta-feira, na Arena Pantanal, pela segunda fase da Copa do Brasil.

O gol do defensor acabou surgindo de uma desobediência do jogador, que ignorou a recomendação do técnico Doriva para que o meia Bernardo efetuasse a cobrança. A ousadia deu certo e garantiu ao Vasco a vantagem de jogar pelo 0 a 0 para se classificar na partida de volta, que acontecerá em São Januário, no Rio de Janeiro.

Fases do jogo: A equipe de Doriva entrou muito dispersa na partida, enquanto o Cuiabá se entregava em todas as bolas. Errando muitos passes, o Vasco passou a ser dominado pelo time da casa, que chegava principalmente pelos pés do camisa 10 Raphael Luz. O Cruzmaltino demonstrava falta de criatividade e vivia à base de chutão. A única boa oportunidade no primeiro tempo foi após uma jogada de bola parada que deu rebote e o atacante Gilberto chutou em cima do goleiro, dentro da pequena área.

O Vasco voltou para o segundo tempo mais acordado, sendo mais agressivo e chegando mais ao ataque. Novamente Gilberto teve chances, mas não soube concluir. O Cuiabá, por sua vez, explorava o contra-ataque e acabou chegando ao gol desta forma, quando Maninho, em um lance praticamente sem querer, tentou cruzar e a bola entrou.

No apagar das luzes, no entanto, uma falta foi marcada a favor do Cruzmaltino e Rodrigo, em sua característica, o chute forte, balançou a rede e garantiu o empate aos cariocas.

O melhor – Raphael Luz: O camisa 10 do Cuiabá, que fez gols nas decisões da Copa Verde e do Campeonato Mato Grossesense, demonstrou qualidade com bons passes e dribles. Ele é chamado pelos torcedores de “Messi do Pantanal”.

O pior – Marcinho: Substituto de Dagoberto, o meia não correspondeu as expectativas e pouco produziu em campo.

Chave do jogo: O Vasco não conseguiu furar a retranca do Cuiabá e concedeu espaços para o contra-ataque do time da casa. A bola parada acabou salvando mais uma vez.

Para lembrar:

- O Cuiabá disputou a final do Campeonato Estadual na última segunda-feira e, mesmo assim, não demonstrou tanto cansaço.

- Filho de Romário, o atacante Romarinho foi relacionado pela segunda vez no Vasco e compôs no banco de reservas.

- Dagoberto foi o único titular poupado nesta quarta. Ele foi substituído por Marcinho e retornará à equipe neste domingo, contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.


CUIABÁ 1 X 1 VASCO
Local:
Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data e hora: 13 de maio de 2015, às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Público e renda: 7.611 pagantes / R$ 389.015,00
Cartões amarelos: Assis, Bogé (CUI); Rafael Silva, Marcinho, Serginho (VAS)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Maninho, aos 34 minutos do segundo tempo (CUI); Rodrigo, aos 48 minutos do segundo tempo (VAS)

Cuiabá
Willian Alves, Gean, Ricardo Braz, Egon e Maninho; Bogé, Felipe Blau (Cleidson Pink), Raphael Luz (Geovani) e Gilsinho; Kaique (Assis) e Nino Guerreiro
Técnico: Fernando Marchiori

Vasco
Martin Silva, Madson, Rodrigo, Luan e Guiñazú; Christianno, Julio dos Santos (Bernardo), Serginho e Marcinho (Jhon Cley); Rafael Silva (Yago) e Gilberto
Técnico: Doriva