Topo

Deola 'manda na lua', e Coritiba bate Fortaleza em 'pênaltis intermináveis'

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 00h21

O Coritiba está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. A vaga veio depois uma incrível disputa de pênaltis, com 21 cobranças convertidas sequentemente. Deola, goleiro do Fortaleza, ex-Palmeiras, foi o único a desperdiçar (mandou por cima), e desta forma o time alviverde garantiu a classificação em duelo disputado na noite desta quarta, no Couto Pereira.

O duelo acabou indo para os pênaltis depois da vitória de 2 a 1 do Coritiba, mesmo placar que o Fortaleza conquistou no jogo de ida, no Castelão. Agora, o time de Marquinhos Santos vai encarar na terceira fase a Ponte Preta, que eliminou o Moto Club.

Fases do jogo: Curiosamente, os dois lances de maior perigo do Coritiba na etapa inicial foram, justamente, dos dois estreantes. Aos 32min, Thiago Galhardo, ex-Madureira-RJ, arriscou de longe e a bola tirou tinta da trave de Deola. Mas aos 39min, o ex-goleiro palmeirense não teve a mesma sorte. Ruy arriscou de canhota, também de fora da área, e balançou as redes. 1 a 0, resultado já suficiente para o Coritiba passar de fase na competição nacional.

Porém, logo no início da segunda etapa, aos 7min, Daniel Sobralense aproveitou cobrança de escanteio e marcou de cabeça, deixando tudo igual. 1 a 1. Só que o Coritiba respondeu rápido, e Rafhael Lucas aproveitou lambança da defesa do Fortaleza (Deola chutou a bola no próprio zagueiro) para ficar novamente na frente. 2 a 1, placar que levou a decisão para os pênaltis.

Leandro Almeida, Elias, Ivan, Maranhão, João Paulo, Adalberto, Wallyson, Lúcio Maranhão, Rafhael Lucas e Correa converteram as dez iniciais, dando início às cobranças alternadas. Rosinei, Lima, Thiago Galhardo, Tinga, Leandro Silva, Radar, Hélder, Auremir, Welinton e Cassiano fizeram, colocando os goleiros para a cobrança. Bruno fez, mas Deola ‘mandou na lua’, e assim o Coritiba confirmou a classificação.

O melhor: Ruy. O prata da casa voltou em grande estilo ao Coritiba. Fez o gol que abriu a vitória do Coritiba no tempo normal e teve boa atuação.

O pior: Deola. Fez uma lambança no lance que proporcionou o segundo gol do Coritiba, não pegou nenhuma cobrança e ainda perdeu o pênalti que decretou a desclassificação do Fortaleza.

Para lembrar:

Novidade nos ingressos. O Coritiba adotou uma nova política em relação ao preço dos ingressos, a partir desta quarta-feira. Os jogos, agora, são divididos em categorias: A, B e C. Contra o Fortaleza, a categoria é a C, a mais barata, com arquibancadas a R$ 50.