Topo

ASA elimina o Vitória e reencontra o Palmeiras na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 21h24

O ASA está novamente no caminho do Palmeiras na Copa do Brasil. Assim como aconteceu em 2002, quando levou a melhor em uma das maiores ‘zebras’ do torneio nacional, o time de Arapiraca (Alagoas) enfrentará a equipe alviverde nesta edição de 2015, agora pela terceira fase. A vaga foi conquistada depois de empate de 2 a 2 com o Vitória em pleno Barradão, na noite desta terça-feira – o jogo de ida terminou 1 a 1.

Em 2002, o ASA surpreendeu o Palmeiras depois de perder o segundo jogo no Parque Antarctica por 2 a 1 – após vitória de 1 a 0 em Arapiraca. O histórico revés abalou o time alviverde, que acabou sendo rebaixado no Campeonato Brasileiro ao final da temporada.

O primeiro jogo entre Palmeiras e ASA será dia 27 de maio, às 22h, em São Paulo. A partir dessa fase, é obrigatório jogo de ida e volta. Até a segunda fase, o visitante da partida de ida que ganha por dois ou mais gols de diferença não precisa realizar o confronto de volta.

Fases do jogo: Gols só no segundo tempo. Mas na etapa inicial, um lance que poderia ter mudado a história do jogo. Aos 33min, Escudero lançou para a área, a defesa do ASA se atrapalhou e a bola ficou com Diego Renan, que girou e finalizou em direção ao gol; a bola entraria, mas Didira mergulhou e colocou o braço na bola, evitando o 1 a 0. Árbitro e assistente não perceberam o ‘lance de vôlei’, e mandaram o jogo seguir.

Mas no início da etapa final, o pênalti que não foi marcado no primeiro tempo foi assinalado pelo árbitro, logo no primeiro minuto, depois de falta de Lucas em cima de Vander. Na cobrança, Escudero deslocou o goleiro e abriu o placar para o time rubro-negro. 1 a 0. Mas o ASA não demorou para dar a resposta, e aos 7min, dois minutos depois de Fernando Miguel fazer grande defesa, conseguiu chegar ao empate com o lateral Rayro.

O camisa 6 do ASA cobrou falta e a bola acabou desviando em Ednei antes de balançar as redes. 1 a 1, resultado que levaria a decisão para os pênaltis. Porém, aos 19min, Diego Renan cometeu pênalti após dar um carrinho em Valdanes e o árbitro marcou mais um pênalti. Didira cobrou com tranquilidade e fez 2 a 1, deixando o Vitória em situação complicada, já que precisava de dois gols para evitar a eliminação. Um saiu, de pênalti, aos 43min, novamente com Escudero, mas a reação parou por aí, apesar da pressão rubro-negra nos minutos finais.

O melhor: Didira. Acabou sendo o grande personagem da partida. Evitou um pênalti com a mão no primeiro tempo e depois converteu a cobrança, colocando o ASA na próxima fase do torneio nacional.

O pior: Diego Renan. Cometeu um pênalti juvenil no segundo tempo e complicou a equipe rubro-negra.

Para lembrar:

Reforço no Barradão. De volta ao Vitória, Pedro Ken – que à tarde fez exames na Toca do Leão – assistiu ao jogo das tribunas.

Jejum em casa. O Vitória segue sem vencer ao lado da sua torcida. O último resultado positivo dentro do Barradão aconteceu há quase dois meses, no dia 29 de março: 4 a 2 sobre o América-RN, pela Copa do Nordeste. Desde então, foram três empates (Ceará, Anapolina e ASA) e uma derrotas (Sampaio Corrêa).

Protesto. Como de costume nesta temporada, o Vitória recebeu vaias da torcida que compareceu ao Barradão desde a metade do segundo tempo. Claudinei foi o principal alvo, assim como Mansur.