Topo

Bahia leva gol olímpico, mas vence Luverdense e avança à 3ª fase da Copa BR

Do UOL, em São Paulo

20/05/2015 23h55

Classificação e Jogos

Troco dado. O Bahia garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil depois de eliminar o Luverdense-MT, seu algoz na edição de 2013. A classificação veio depois de vitória de 3 a 1 na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, que foi palco de um golaço do time do Mato Grosso, olímpico, de Paulinho. Mas Léo Gamalho, Tiago Real e Willians Santana marcaram para os donos da casa e mantiveram a equipe tricolor na briga pelo título inédito do torneio nacional – o jogo de ida foi 0 a 0.

Agora, o time baiano terá pela frente na terceira fase a equipe do Paysandu, que eliminou o ABC-RN depois de duas vitórias: 1 a 0 na Curuzu e 2 a 1 no Frasqueirão.

Fases do jogo: A pressão inicial do Bahia foi logo recompensada. Aos 14min de jogo, o time tricolor abriu o placar com Léo Gamalho, que recebeu belo passe de Souza, cortou dois defensores do Luverdense e bateu forte para balançar as redes. 1 a 0 na Fonte Nova. O ritmo intenso do Bahia dos minutos iniciais caiu após o gol, mas ainda assim os donos da casa seguiram superiores. Desta forma, continuaram criando, e aos 26min chegaram ao segundo gol, um golaço de Tiago Real. O meia tricolor recebeu a bola de costas, girou e, de fora da área, acertou um belo chute, superando o goleiro Edson, que não conseguiu alcançar a bola. 2 a 0.

No segundo tempo, o Bahia seguiu melhor nos minutos iniciais, com uma chance clara perdida por Tiago Real, logo aos 2min. Mas o Luverdense, enfim, começou a crescer na partida, e aos 16min ‘voltou para o jogo’. Paulinho cobrou escanteio direto para o gol e acabou fazendo olímpico – Douglas Pires aceitou. 2 a 1. Desta forma, o time do Mato Grosso precisava de apenas mais um gol para garantir a classificação. Mas não conseguiu, e ainda viu o Bahia confirmar a classificação já nos acréscimos, com gol de Willians Santana, driblando o goleiro e finalizando sem ângulo.

O melhor: Léo Gamalho. Fez um belo gol, o primeiro do Bahia, e ainda criou bons lances no setor ofensivo, entre eles uma bela ajeitada de peito para finalização perigosa de Tiago Real. Fez muito bem o papel de pivô.

O pior: Edson. Destaque da primeira partida, poderia ter evitado o gol de Tiago Real, de fora da área.

Para lembrar:

Público discreto. A forte chuva que segue atingindo Salvador há quase um mês e a greve dos motoristas de ônibus prejudicaram a ida do torcedor tricolor à Fonte Nova. O público foi de apenas 4.771.

Reencontro. O Bahia não jogava ao lado da sua torcida desde a final do Campeonato Baiano, quando se sagrou campeão estadual após goleada de 6 a 0 sobre o Vitória da Conquista. Desde então, havia jogado duas partidas como visitante (América-MG e Luverdense) e uma sem torcida, em Pituaçu, contra o Mogi Mirim.