Topo

Ela virou 'bandeira musa' após prejudicar o Botafogo. E hoje foge do tema

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/05/2015 06h00

O nome de Ana Paula Oliveira gera calafrios toda vez que é pronunciado próximo de um torcedor do Botafogo. Isso porque a ex-bandeirinha foi a personagem principal da eliminação da equipe para o Figueirense na semifinal da Copa do Brasil de 2007 ao anular erradamente dois gols da equipe, que precisava reverter uma derrota do primeiro jogo.

O primeiro erro ocorreu logo aos 12min. Ze Roberto aproveitou rebote e estufou as redes, mas viu o lance ser anulado. Aos 19min, o Botafogo abriu o placar, com o apoiador. Minutos depois, o Alvinegro chegaria ao segundo gol, com Vagner, mas novamente a profissional errou ao assinar impedimento do zagueiro. Mesmo assim o time chegou aos 2 a 0, com André Lima, ainda no primeiro tempo.

Assim, o Botafogo já havia devolvido o placar sofrido no primeiro jogo, quando saiu derrotado de Florianópolis. Empurrado por mais de 60 mil torcedores no Maracanã, o Alvinegro partiu para cima, mas viu o drama aumentar e dessa vez a bandeirinha não tece culpa. O goleiro Julio César levou um frango de cinema após chute de longe de Cleiton Xavier: 2 a 1.

Com o gol sofrido, o Botafogo precisava de dois gols para avançar à final da competição. Após jogada de Jorge Henrique, o zagueiro do Figueirense tentou cortar e fez contra: 3 a 1. Faltava mais um, que não veio. Fim do jogo e os policiais presentes cercaram Ana Paula Oliveira para manter a integridade. Os jogadores do Alvinegro partiram para cima, já que os dois gols mal anulados os tiraram da decisão.

Os erros deixaram Ana Paula em evidencia. Ela soube aproveitar os holofotes e com sua beleza conseguiu bons contratos para revistas femininas. Financeiramente foi bom, mas não para sua carreira, que declinou até se encerrar em 2010. Após tentar um retorno à profissão sem sucesso, ela se aposentou de vez.

Procurada pelo UOL Esporte, Ana Paula Oliveira sequer atendeu o telefone. Em conversa com sua assessora, a profissional disse que não comentaria o assunto, que já estava no passado. Mas nem sempre foi assim. Ela tentou sem sucesso contemporizar com os botafoguenses, que não perdoaram.

“Não tenho nada contra o clube, pelo contrário, sempre gostei do Botafogo. Meu pai era corintiano, mas idolatrava Garrincha. Peguei carinho pelo clube, cresci lendo Armando Nogueira. Por causa de um jogo, sou obrigada a escutar coisas que não merecia. Eu já havia recebido uma proposta da “Playboy”. Aceitei depois porque era irrecusável. Nem dinheiro para comprar uma casa eu tinha. Não me promovi com o Botafogo”, disse ao jornal Lance em 2011.

Nesta quarta-feira, às 19h30, Botafogo e Figueirense escrevem novo capítulo neste duelo. As equipes se enfrentam pela terceira fase da Copa do Brasil, no Orlando Scarpelli. O Alvinegro terá três desfalques para o confronto: Daniel Carvalho, Sassá e Marcelo Mattos. O restante do time é o mesmo que goleou o CRB pela Série B.

FIGUEIRENSE x BOTAFOGO

Data e horário: 20/05/2015, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Marcelo Aparecido R de Souza (SP)
Auxiliares: Vitor Carmona Metestaine e Ricardo Pavanelli Lanutto (SP)

FIGUEIRENSE
Alex; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Fabinho, Marquinhos Pedroso e Yago; Clayton e Everaldo
Técnico: Argel Fucks

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Airton, Willian Arão, Élvis e Lulinha; Rodrigo Pimpão e Bill
Técnico: René Simões