Topo

Vitória sobre Palmeiras não mudou história do ASA: "Garrincha marcou mais"

Palmeiras e ASA de Arapiraca pela Copa do Brasil no Parque Antartica - Fernando Santos/Folhapress
Palmeiras e ASA de Arapiraca pela Copa do Brasil no Parque Antartica Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 06h00

Em 2002, o ASA de Arapiraca chocou o futebol paulista: eliminou o Palmeiras de Alex, Magrão e Vanderlei Luxemburgo na primeira fase da Copa do Brasil. A inesperada zebra deixou uma cicatriz na torcida alviverde que ainda está aberta mais de dez anos depois.

Enquanto falou em vexame palmeirense imprensa paulista não economizou elogios ao feito do clube alagoano, que, na época, tinha uma folha salarial em torno de 40 mil reais. A vitória sobre o gigante Palmeiras chegou a ser chamada pela mídia de maior momento da história do ASA. Não foi bem assim.

“Foi um fato marcante porque o clube passou a ser conhecido nacionalmente, no Nordeste já era conhecido. Agora, já faz 13 anos que isso aconteceu. Desde então, enfrentamos o Flamengo em 2013. Foi um fato que marcou, mas não que muda a história do clube”, afirmou ao UOL Esporte Ygor Castro, vice-presidente de marketing do ASA.

O ASA possui sete títulos alagoanos e uma participação na Série A do Brasileiro, em 1979. Um dos principais momentos de sua história, entretanto, aconteceu em 1973, quando um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro vestiu suas cores.

A partida que serviu como praticamente uma despedida de Mané Garrincha do futebol foi com a camisa do ASA de Arapiraca. Em 1973, logo após encerrar sua carrejra profissional em 72, o atacante atuou em um amistoso diante do CRB, vencido por 1 a 0 – o jogo foi disputado em um campo praticamente de terra onde viria a ser o atual Fumeirão.  Mesmo sem brilhar e já longe das condições físicas ideais, Mané foi intensamente aplaudido.

“O Garrincha vestindo a camisa do ASA sem dúvida é mais marcante do que uma vitória sobre o Palmeiras na Copa do Brasil. Claro, sem desmerecer o jogo de 2002, mas foi um dos maiores jogadores da história do futebol vestindo a camisa do clube”, explicou Castro.

Nesta quarta-feira, as histórias de ASA e Palmeiras se cruzam novamente. Do lado alviverde, uma chance de exorcizar o jogo de 2002, e recolocar o time de 2015 nos trilhos, após um tropeço em casa contra o Goiás. Já, para os alagoanos, chance de avançar na Copa do Brasil e mais uma vez surpreender, quem sabe colocando o novo confronto contra o clube paulista em um lugar ao lado de Garrincha na história.

O ASA sofreu apenas uma derrota em 25 partidas na temporada. Mesmo encarando o Palmeiras com força total, a prioridade do clube é a disputa da Série B.

“A Copa do Brasil é um grande campeonato, dá um fôlego excelente para o restante da temporada. Nosso ano, porém, visa o acesso na Série C. O foco é retornar para a Série B”, finalizou Castro.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X ASA

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP) 
Data: 27 de maio de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR) 
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Diego Grubba Schitkovski (ambos do PR)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel e Arouca; Kelvin, Valdivia e Alan Patrick; Cristaldo
Técnico: Oswaldo de Oliveira

ASA: Pedro Henrique; Gabriel, André Nunes, Lucas Bahia e Fábio Alves; Jorginho, Max Carrasco, Marcos Antônio, Uéderson e Valdanes; Alex Henrique
Técnico: Vica