Topo

Pesadelo vivido por Marcelo Oliveira pode se repetir com Luxa nesta quarta

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2015 06h00

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro com bastante prestígio por conta de sua primeira passagem no clube, em 2003. Três meses depois, no entanto, ele vive uma situação complicada, idêntica à que aconteceu com Marcelo Oliveira, seu antecessor e adversário desta noite, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Uma eliminação para o Palmeiras em pleno Gigante da Pampulha pode acelerar a saída do comandante.

O trabalho de Luxa na Toca da Raposa II, o segundo pior da década, não é bem visto. A diretoria, inclusive, fez uma consulta ao estafe de Cuca para tirá-lo do Shandong Luneng, da China. Entretanto, o treinador não tenciona assumir uma equipe na condição que o bicampeão nacional vive: a dois pontos da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com a negativa do técnico, Vanderlei Luxemburgo segue contestado. Embora o discurso seja de apoio, sobretudo por parte do diretor de futebol Isaías Tinoco, seu amigo desde os tempos de Flamengo, uma demissão não é descartada. Para isso, ele é pressionado por bons resultados imediatamente. O primeiro seria um triunfo sobre o Palmeiras, o que garantiria a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

O momento é semelhante ao vivido por Marcelo Oliveira há três meses. Nas quartas de final da Copa Libertadores da América, o técnico era pressionado por um triunfo sobre o River Plate, da Argentina. Entretanto, a derrota para os hermanos por 3 a 0 em pleno Mineirão fez com que o treinador que venceu duas edições consecutivas do Brasileirão perdesse crédito com o presidente Gilvan de Pinho Tavares e fosse demitido na semana seguinte.

Embora a eliminação no torneio sul-americano tenha sido preponderante para a dispensa de Marcelo, atualmente no Palmeiras, a saída ocorreu após o revés para o Figueirense, pela quarta rodada do Brasileiro, no Orlando Scarpelli. À época, o mandatário cruzeirense explicou a situação:

“Não se podia mudar o treinador em meio a uma disputa de Libertadores, estávamos nas oitavas de final, enfrentando um adversário difícil, que era o São Paulo. Conseguimos segurar o treinador mesmo depois da derrota, e fizemos uma boa partida na volta. Fomos para as quartas, fizemos uma bela partida em Buenos Aires, mas fomos eliminados aqui, o que é normal na Libertadores, perdemos para um grande clube do futebol sul-americano. Se trocássemos o treinador no meio da Libertadores e fôssemos eliminados a culpa cairia em cima disso. Mas tivemos que pensar em trocar sim, e trocamos no momento certo. O ideal era trocar o treinador na pré-temporada, mas naquele momento o Marcelo vinha do bicampeonato Brasileiro”, declarou durante a apresentação de Vanderlei Luxemburgo.

A possível queda de Luxa não é uma vontade apenas da diretoria. Os torcedores também nutrem um pensamento parecido. Inclusive, nessa terça-feira, véspera do confronto com o Palmeiras, dezenas de cruzeirenses compareceram à sede administrativa do clube, na região central de Belo Horizonte, e pediram a demissão do treinador. O protesto ocorreu sem incidentes, e foi acompanhado pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Eu não sou de coisas mágicas, não vou tirar o coelho da cartola e nem serei leviano de falar para vocês uma coisa que não seja verdadeira. Para quem cobre o Cruzeiro, se ele estiver bem, tem sempre um pouco mais de espaço. Queremos que a torcida venha junto, participe melhor, encha o estádio. Evidentemente, as coisas vão melhorar.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X PALMEIRAS

Data: 26 de agosto de 2015, quarta-feira
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Marcelo Barison e Rafael da Silva (ambos do RS)

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel (Bruno Rodrigo), Paulo André e Eugenio Mena; Charles, Henrique e Fabrício; Alisson, Marquinhos e Leandro Damião.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

PALMEIRAS: Prass; Lucas, Jackson (Victor Ramos), Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Amaral e Andrei Girotto e Robinho; Rafael Marques, Dudu e Barrios
Técnico: Marcelo Oliveira.