Topo

Pratto vive seu melhor ano e é esperança do Atlético contra o Figueirense

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2015 06h00

Era uma terça-feira, por volta das 22h, menos de dez dias antes do Natal, quando o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, usou sua conta no Twitter para anunciar a contratação do argentino Lucas Pratto. Então jogador do Vélez Sarsfield, o argentino era cobiçado por outros grandes clubes brasileiros, o que já fez Pratto se tornar um potencial candidato a ídolo alvinegro.

No dia seguinte ao anúncio, o novo atacante do Atlético foi eleito o melhor jogador do futebol argentino na temporada 2014. Responsabilidade elevada para um atleta que custou cerca de R$ 13,5 milhões aos confrontos alvinegros, portanto, a terceira maior contratação na história do clube. Não bastasse a expectativa criada em torno do argentino, Pratto tinha outro desafio pela frente.

Apesar da estatura e do porte físico, ele jamais foi aquele centroavante de área. E foi para fazer essa função que Lucas Pratto chegou à Cidade do Galo. A estreia foi em 20 de janeiro, no amistoso com o Shakhtar Donetsk, e logo na primeira finalização o primeiro gol com a camisa alvinegra. Indício que daria conta do recado. E Pratto correspondeu, evoluiu e faz no Atlético a melhor temporada de sua carreira.

Com os dois gols marcados contra o Palmeiras, pela 20ª rodada do Brasileirão, o argentino chegou a 19 em 2015. Marca que já fez dele o estrangeiro com mais gols pelo Atlético. E também supera os números de 2013/2014, quando marcou 17 gols pelo Vélez.

“Não tem muita pressão. Tenho que fazer gols sempre, porque sou o único jogador de referência para o time. Então o time precisa muito de mim. Então quero estar sempre estar à altura do que o treinador e o time precisam. Se eu passar três jogos sem marcar a equipe vence, vou estar feliz também”.

Curiosamente, foi por não ser considerado centroavante que Lucas Pratto não acertou com o Palmeiras, ainda em 2014. Então treinador da equipe paulista, o também argentino Ricardo Gareca vetou a contratação do camisa 12 do Vélez Sarsfield. Apesar de ter sido técnico de Pratto na equipe argentina, Gareca não viu que o atacante poderia se tornar um centroavante, como revelou o UOL Esporte.

E mais uma vez o Atlético precisa dos gols de Lucas Pratto. Nesta quarta-feira o atual campeão da Copa do Brasil precisa vencer o Figueirense, fora de casa, ou empatar por dois ou mais gols para se classificar. Com personalidade, o argentino não foge da responsabilidade. Sabe que precisa fazer gols.

“Estou feliz, mas principalmente pelo time, que está brigando em cima, brigando pelo campeonato. E penso que posso melhorar, até pelas situações de gol o time cria e as assistências que os companheiros me dão. Então penso que posso melhorar, sempre tento fazer no jogo seguinte melhor do que fiz no anterior”.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X ATLÉTICO-MG

Data: 26 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: Oitavas de final da Copa do Brasil – volta (1x1)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Vinícius Furlan (CBF-1/SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (ESP-2/SP) e Herman Brumel Vani (CBF-1/SP)

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Saimon e Marquinhos Pedroso; Dener, Fabinho, João Vitor e Rafael Bastos; Dudu e Clayton.
Técnico: René Simões

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Patric, Luan e Giovanni Augusto; Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi.